Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 26 de Julho de 2011 | Horário: 15:51
Compartilhe:

Agosto Caipira

No mês do folclore, realizamos a segunda edição do AGOSTO CAIPIRA que tem como um dos objetivos, promover em especial a cultura popular paulista.

Share/BookmarkCompartilhe

Agosto Caipira

O termo caipira (do tupi Ka'apir ou Kaa - pira, que significa "cortador de mato"), é o nome que os indígenas guaianás do interior do estado de São Paulo deram aos colonizadores brancos, caboclos, mulatos e negros.

O termo caipira teve sua origem e é utilizado com mais frequência no Estado de São Paulo. Em Minas Gerais é capiau (palavra que também significa cortador de mato), na região Nordeste, matuto, e no Sul, colono.

A programação deste ano abordara shows com músicas regionais, contação de causos e histórias que abordam esse universo, palestra, teatro infantil e também o caipira no cinema.

PALESTRA

O Caipira em Debate: entre a academia e o cinema
Com Robson Alves dos Santos
Uma trajetória iniciando na literatura, passando pela sociologia, teatro e cinema, a figura do caipira será discutida com vistas a uma desconstrução do esteriótipo do caipira e a construção do tipo caipira, representante de um Brasil rural.

PALESTRA/SHOW

Um dedinho de Prosa - Causos e Dialetos da Cultura Caipira
Com Robson Alves dos Santos
Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre os causos, seu universo, suas propriedades diante da autoria e temporalidade, além do dialeto utilizado. Durante a oficina, serão propostas reflexões acerca da terminologia, em conjunto com um pocket-show com o personagem Pindé, contando causos diversos.
Biblioteca Belmonte
Dia 18 às 19h
Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 26 às 14h30

SHOWS

Terreiro da folia
O Grupo Folias e folguedos, formado por Inimar dos Reis, Leo Doktorczyk, Fernando Boi e César Lopes de Azevedo apresenta músicas e danças da cultura caipira como: fandango, cururu, bate-pé, catira ou cateretê, cana-verde, contradanças, cantigas de tropeiros, toadas e modas-de-viola.

Viola, fogueira e rastapé
Com Jackson Ricarte (Jackson da Viola), Marcos Azevedo, Donisete Juvino e Mingo Jacob.
Rememoração de canções que marcaram a história desses folguedos. São canções de domínio público de autores como Tonico e Tinoco, Mario Zan e Luiz Gonzaga. O violeiro também fará um bate-papo contando causos e falando sobre os ritmos característicos das Festas Juninas e da cultura caipira.

O causo é o seguinte
Apresentando causos, contos e poemas, o narrador Zé Bocca conduz o público a uma viagem pela tradição oral do Estado de São Paulo, e por conseqüência do Brasil. Personagens recorrentes desse universo, como o matuto, o tropeiro, o Diabo entre outros, habitam as histórias contadas e cantadas. No repertório também se encontra referências a grandes pesquisadores de cultura caipira, entre eles, Cornélio Pires, Tonico e Tinoco e Raul Torres.. A parte musical fica a cargo de Maurício Toco e Marcos Boi. Livre.

TEATRO INFANTIL

Carpindo nóis cheguemo inté aqui
Com os atores Paulo Cezar Mendes e Maurício Cardoso Moreira
A dupla caipira Balagulinho, formada pelos contadores de histórias José Maria de Jesus e Benvindo Viola, retorna a capital paulista. E desta feita, entre causos, palavreados e cantorias, os compadres contam o conto “A Velhinha e o Porco” que transforma-se  em uma brincadeira interativa e não poderia ser de outra forma. A dupla ainda ensina o público a dançar a catira, um ritmo marcado pela batida dos pés e mãos, que traduz muito bem o universo alegre e vibrante desse personagem que se tornou típico na cultura popular brasileira.



CINEMA

Mostra Agosto caipira

2 filhos de Francisco
(Brasil, 2005, 132 min, DVD)
Dir: Breno Silveira. Elenco: Márcio Kieling, Thiago Mendonça, Ângelo Antônio, Dira Paes.
Incentivados pelo pai Francisco, lavrador do interior de Goiás, Mirosmar aprendeu acordeão e Emival, violão. Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem um empresário que consegue fazer deles um sucesso no interior do Brasil até um acidente interromper a carreira da dupla. Livre.

O menino da porteira
(Brasil, 2009, 94 min, DVD)
Dir: Jeremias Moreira Filho. Elenco: João Pedro Carvalho, Edu Chagas, Valter Santos, Rosi Campos,Vanessa Giácomo.
Interior do sudoeste do Brasil, anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo, um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. +12.

O gato de madame
(Brasil, 1957, 90 min, DVD)
Dir: Agostinho Martins Pereira. Elenco: Amacio Mazzaropi, Odete Lara, Carlos Cotrim, Lima Neto, Gilberto Chagas, Roberto Duval, Leo de Alencar.
Mazzaropi é Arlindo, um engraxate que passa a ser "perseguido" por um gato que se afeiçoa a ele. Assim, acaba sem querer sendo alvo de uma quadrilha de bandidos mafiosos no estilo dos filmes americanos, loucos para por as mãos no gato e abocanhar a recompensa que uma madame cheia da nota está oferecendo. Livre.

A marvada carne
(Brasil, 1985, 80 min, DVD)
Dir: André Klotzel. Elenco: Adilson Barros, Fernanda Torres, Dionísio Azevedo, Genny Prado, Regina Casé, Lucélia Machiavelli, Tonico e Tinoco.
Nhô Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Livre.
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 5 às 16h
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 7 às 18h
Biblioteca Roberto Santos*
Dia 26 às 15h
*Após a exibição do filme, palestra com o diretor André Klotzel.


CONTAÇÃO


Contos de Malasartes
Com Débora Kikuti
O herói preferido do povo simples, esperto e conhecedor de todas as artimanhas faz a alegria de quem escuta suas histórias. +6.
Contos de muitos cantos
Com a Cia. Luar no ar
Narrativa mesclada à encenação de contos tradicionais do Brasil tão bem compilados por Câmara Cascudo, nosso maior folclorista, o primeiro a conceituar para o Brasil a Literatura Oral. Nesta edição, a Cia. Luar no ar apresentará os contos: O Homem que botou um ovo e a Figueira.
(parceria SMC / SVMA)

As Artes de Malasartes
Com Cia das Cores
Dois caipiras se juntam para contar causos e se divertirem em aventuras emocionantes.

Histórias populares brasileiras
Com André Iasi
Elementos variados e instrumentos musicais são usados para narrar contos tradicionais populares do Brasil e de vários lugares do mundo. Livre. 50 min.

Ágata de Botas
Com Simone Nasar
A atriz Simone Nasar dá vida à personagem Serafina Fulô, uma divertida repentista que viaja atrás de um galo perdido. Misturando repente, canções e cordel com muita alegria e imaginação, o espetáculo mostra amor ao próximo, respeito e solidariedade. Livre. 50min.

Causos e Historietas
Com Lídia Engelberg
Histórias do nosso interior. Um pouco da esperteza e da sabedoria populares, além de uma deliciosa dose de assombração.

Contando, cantando e encantando no Sítio do Pica-Pau Amarelo
Com Beth Rizzo
Serão contadas as histórias “O Pó de Pirlimpimpím” e o “Marquês de Rabicó”, com acompanhamento de Ronaldo Barbosa. 4 a 12. 50 min.

Dois Manduca de Fiúza

Com Zé Bocca
Causos e modas do caipira paulista, para público de todas as idades. O espetáculo sobre o universo caipira envolve causos, histórias e personagens até a apresentação de músicas tradicionais do cancioneiro paulista.

Histórias caiçaras

Com Mariza Santos
Um mergulho no universo caiçara de Ubatuba com histórias que falam da serra e do mar. Livre. 50 min.

Histórias daqui e de lá
Com Meninas do Conto
Reúne diversos contos populares do mundo onde uma contadora narra as histórias utilizando objetos, figurinos e adereços trazendo o aspecto lúdico da narração. O espetáculo é entremeado por músicas, brincadeiras e suaves pontuações percussivas.

collections
Galeria de imagens