Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Acervo da Biblioteca
O acervo da Biblioteca do Arquivo (BAHM) conta com aproximadamente 8.365 exemplares de livros. Vale destacar que o material bibliográfico sob a guarda da BAHM tem por temas predominantes a história de São Paulo e da administração pública municipal. No entanto, o acervo também revela uma rica produção editorial dedicada a assuntos diversos, tais como: fotografia, arquitetura e urbanismo, genealogia, preservação do patrimônio histórico e cultural, memória social e arquivística, entre outros.
Além do acervo bibliográfico, a BAHM tem sob a sua guarda uma coleção de 955 pastas suspensas com recortes de jornais e revistas abarcando diferentes conteúdos (por exemplo: notícias sobre bairros de SP, edifícios históricos, movimentos sociais, urbanismo, entre outros), uma hemeroteca composta por cerca de 3.861 periódicos e uma coleção de Diários Oficiais da Cidade de São Paulo (datados de dezembro de 1961 a novembro de 2015), constituída por volta de 1.315 livros.
Em meio ao acervo bibliográfico, destaca-se a Coleção de Obras especiais, composta por documentos primários impressos como as Atas da Câmara Municipal (1562-1903), Relatórios de Prefeitos (1900-1940, com pequenas lacunas), Registro Geral da Câmara Municipal (1583-1863), entre outras. A BAHM também dispõe de obras relevantes editadas pela Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo e de publicações executadas pelo próprio Arquivo Histórico Municipal, como a Coleção História dos Bairros de São Paulo (1970-), que além de impressa pode ser consultada na íntegra no site do AHM e da Revista do Arquivo Municipal (1934- ), que tem alguns números disponíveis para consultada no site da instituição.
_
A BAHM não realiza empréstimo de livros. O acervo está disponível para pesquisa local. Para consultá-lo, o pesquisador deverá realizar um agendamento prévio através do e-mail: biblioteca.ahm@prefeitura.sp.gov.br
Para mais informações sobre o serviço, clique aqui.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00.
Histórico da Biblioteca do Arquivo
A história da atual Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal remonta a história da própria cidade São Paulo e da criação do Departamento de Cultural (1935 - 1975), encabeçada por grandes personalidades da cidade como Mário de Andrade (1893 - 1945), Sérgio Milliet (1898 - 1966) e Paulo Junqueira Duarte (1899 - 1984).
Em 1945, o Departamento de Cultura foi vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Higiene e posteriormente, em 1947, à Secretaria Municipal de Cultura.
Com criação do Departamento de Patrimônio e História no ano de 1945 - por meio da promulgação do decreto 8.552 em lei – datado de 20 de maio de 1975, pode-se afirmar, por meio da documentação da época, que o gérmen da Biblioteca do Arquivo já estava presente na estrutura, porém, para evitar anacronismos, com outra nomenclatura, a de Seção de Classificação e Catalogação.
A Seção de Classificação e Catalogação era responsável pela gestão do acervo, processamento técnico dos itens, estratégias de ampliação, catalogação e classificação dos materiais novos que eram acrescidos a coleção. Com o crescimento da seção e dos materiais bibliográficos, é promulgado dentro da própria instituição, que essa seção torne-se uma biblioteca, tendo em vista a riqueza do acervo constituído ao longo dos anos em que essa manteve-se atuante.
A partir do ano 2003, a Seção de Classificação e Catalogação ganha o status de acervo bibliográfico especializado em história de São Paulo e em áreas do patrimônio histórico (arquivística, museologia, fotografia, e arquitetura, entre outros).
O acervo bibliográfico, além de atender as demandas do corpo técnico da instituição, buscou suprir as demandas do público externo, formado fundamentalmente, mas não só, por pesquisadores acadêmicos, estudantes universitários, de ensino médico, de cursos profissionalizantes, entre outros, visando garantir o acesso ao conhecimento, fortalecendo ainda mais os pilares da democracia ao buscar expandir a difusão e consequentemente o alcance social do acervo contido na instituição.
Confira os instrumentos de pesquisa da Biblioteca do AHM:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk