Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sobre o AHM

O Arquivo Histórico Municipal, Departamento da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, é responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX. O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina - as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555-1558).

Missão
Atuar como uma instituição cultural pública responsável pela gestão, preservação, processamento técnico e difusão do acervo arquivístico municipal de guarda permanente, contribuindo para a salvaguarda da memória da administração pública, o acesso à informação e à produção de conhecimento visando à garantia da democracia e ao direito à cidadania.

Visão
Consolidar-se como uma instituição arquivística de referência, fundamental para a administração municipal, capaz de incentivar a pesquisa e dar suporte técnico a outras instituições, além de garantir a governança digital, a transparência da administração pública, o controle social e o direito ao conhecimento de forma diversa e inclusiva.

Valores
​​​​​​Ética em relação à administração pública e ao cidadão; uma gestão sustentável, respeitosa à memória e ao patrimônio público. Impacto social a partir da flexibilidade e resiliência institucional; transparência, acessibilidade, inclusão, diversificação e participaçã​o do público em geral.