Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Curso - Murilo Mendes: Poesia visionária e múltipla

Em curso gratuito, Valmir de Souza percorre vida e obra de um dos mais importantes poetas brasileiros

Murilo Mendes: Poesia visionária e múltipla

com Valmir de Souza
10, 17, 24 e 31 de março
19 às 21h

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/murilo-mendes-poesia-visionaria-e-multipla/1483375

“Não sou meu sobrevivente, sou meu contemporâneo.”
Murilo Mendes

Referência para muitos poetas da atualidade, Murilo Mendes (1901-1975) se destaca no quadro da poesia brasileira pela pluralidade de sua obra e por ser um verdadeiro visionário no seio do modernismo brasileiro. Em sua produção, o poeta mineiro-universal dialogou com várias formas sociais e religiosas, trabalhando com grandes tradições da literatura ao mesmo tempo em que se apropriava das contribuições das vanguardas. Dono de uma voz poética inconfundível, às vezes satírica, às vezes séria, combinou a visão de mundo religiosa a uma uma postura irreverente, de contestação à uniformização cultural do mundo.

Este curso faz um panorama da vida e obra de Murilo Mendes, orientando-se por alguns eixos fundamentais de sua poética: história, surrealismo, vanguardas, memória, cidades, religião, essencialismo, espaço. Com especial atenção para o diálogo de seus textos — inclusive aqueles em prosa — com cidades brasileiras e internacionais, e com o Brasil de forma geral, o curso explora como o poeta lidou com a história e o espaço em seus poemas. As aulas incluem análises de poemas selecionados, e de livros como Contemplação de Ouro Preto e A idade do serrote, buscando sondar nesses textos os sentidos existenciais e culturais da poesia muriliana.

CRONOGRAMA

Aula 1
Apresentação da vida e obra muriliana
História do Brasil e discurso oficial

Aula 2
Metamorfoses do tempo e do espaço
Religiosidade

Aula 3
Memória poética do espaço: as cidades históricas e os modernistas
E outras cidades

Aula 4
Poesia no contemporâneo
Murilo e as artes

Valmir de Souza é professor, pesquisador e ensaísta. Fez mestrado e doutorado em letras na USP, na área de literatura comparada e teoria literária, com a tese “Murilo Mendes: da história satírica à memória contemplativa”. Pesquisador no Programa de Pós-Doutorado de Gestão Pública da EACH/USP, é atualmente professor adjunto da Universidade de Guarulhos e professor doutor da FIG/UNIMESP de Guarulhos. É autor do livro Cultura e literatura: diálogos, e de vários textos sobre política cultural, literatura, cultura e educação, entre eles, “História e literatura: uma relação de amor e ode em História do Brasil de Murilo Mendes” e “Memória poética do espaço: Ouro Preto por Murilo Mendes” (Revista Estudos Históricos), “Memória poética e esquecimento em História do Brasil e Contemplação de Ouro Preto de Murilo Mendes” (Revista Ipotesi).