Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Núcleo de Memória Institucional e Gestão Documental
Localização: Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade - Rua Dr. Bráulio Gomes, 139, 3º andar
Telefone: (11) 3154-2223
E-mail: memoria.bma@prefeitura.sp.gov.br
Serviço de pesquisa no Acervo: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3814
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, mediante agendamento.
O Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade é o setor responsável por reunir, preservar, organizar e garantir acesso ao patrimônio arquivístico da Biblioteca desde a sua criação, em 1925. Tem como missão o tratamento e preservação dos documentos históricos, como também promover a gestão dos documentos correntes, em consonância com a Comissão de Gestão de Documentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Ao mesmo tempo que contam a história da instituição, esses documentos reconstituem um período importante da memória da cidade de São Paulo e são fonte de pesquisa de valor inestimável para compreender as mudanças sócio-políticas paulistanas dos últimos 100 anos.
Desde janeiro de 2019, o Arquivo Histórico vem passando por um processo de organização da documentação de seu acervo, composto por documentos textuais, iconográficos, cartográficos, audiovisuais e sonoros:
Documentos textuais: 80 metros lineares de documentos textuais (correspondências da diretoria, ofícios, relatórios de frequência, relatórios de gestão, programação, livros contábeis, notas fiscais de aquisição de livros, entre outros).
Documentos iconográficos: cerca de 400 imagens históricas (desde a década de 1920 na antiga sede da Rua 7 de Abril até a construção da atual edificação entre 1939-1942) além das 2000 imagens mais recentes produzidas como registro de atividades relacionadas ao processo de revitalização da Biblioteca, reforma e restauro do edifício e as atividades culturais promovidas pelo Setor de Ação Cultural.
Documentos audiovisuais - Projeto Memória Oral: 56 depoimentos gravados de ex-funcionários, diretores, pesquisadores, usuários, artistas e intelectuais que tiveram fortes vínculos com a Biblioteca Mário de Andrade. Acervo com fitas cassetes, CDs e DVDs com depoimentos, palestras, cursos, oficinas e uma extensa programação cultural oferecida pela instituição durante sua trajetória.
Documentos cartográfico: plantas e projetos de reformas pelas quais a Biblioteca passou ao longo desses anos.
O acesso ao acervo do Arquivo Histórico pode ser realizado mediante consultas presenciais, agendadas através do Portal SP156 ou através do e-mail do setor.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk