Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Acervos digitais
Nos últimos anos, a Biblioteca Mário de Andrade desenvolveu diversos projetos de digitalização do acervo de Obras Raras e Especiais com o objetivo de ampliar o acesso a essa coleção.
Um dos primeiros foi o projeto Tesouros da Cidade, lançado em 2002 em parceria com o Instituto Embratel 21 e a plataforma DocPro. A iniciativa digitalizou centenas de itens da Coleção de Obras Raras e Especiais, reunidos em três coleções temáticas disponíveis online:
-
Brasiliana: obras sobre o Brasil publicadas entre 1562 e 1885;
-
Fotos e Ilustrações de São Paulo: imagens produzidas entre 1568 e 1960;
-
Paulistanas: obras dedicadas à cidade de São Paulo, datadas de 1736 a 1934.
Em 2021, a Biblioteca firmou uma parceria com o Google Arts & Culture, plataforma que reúne acervos digitais de mais de 2.000 instituições culturais ao redor do mundo. Foram digitalizadas 639 obras, entre mapas, cartazes e fotografias, das quais 394 estão em domínio público e podem ser consultadas gratuitamente.
Outro projeto de destaque foi realizado com a Biblioteca Digital UNESP, que resultou na digitalização de uma seleção de periódicos da rica imprensa paulista do início do século XX, incluindo publicações como A Cigarra e A Revista Feminina.
A Biblioteca também preserva a Coleção Maynard Araújo, pertencente ao escritor e pesquisador Alceu Maynard Araújo, reconhecido pelo seu trabalho com as tradições populares brasileiras. Na década de 1950, ele produziu a série documental "Veja o Brasil", exibida pela TV Tupi, com o propósito de registrar manifestações da cultura popular e traçar um retrato social e econômico do país.
Embora a coleção fílmica pertença ao acervo da Biblioteca e seja gerida pelo Núcleo de Obras Raras e Acervos Especiais, ela está sob guarda da Cinemateca Brasileira, devido às exigências específicas de conservação do material audiovisual.
Acesse os acervos digitalizados:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk