Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Acervos digitais
Nos últimos anos, a Biblioteca Mário de Andrade desenvolveu três projetos de digitalização do acervo, com o intuito de expandir o acesso às suas coleções fixas.
Lançado em 2002, fruto de uma parceria da Biblioteca com o Instituo Embratel 21 e a plataforma DocPro, o projeto Tesouros da Cidade digitalizou centenas de itens da Coleção de Obras Raras e Especiais, dando origem a três coleções digitais, acessíveis através da plataforma: Brasiliana (íntegra de livros sobre o Brasil com obras de 1562 a 1885); Fotos e Ilustrações de São Paulo (com obras de 1568 até 1960); e Paulistanas (com obras sobre a cidade, de 1736 a 1934).
Em 2021, a partir de uma parceria entre a Biblioteca e o Google Arts & Culture – plataforma do Google que disponibiliza acervos virtuais de mais de 2.000 museus e instituições culturais do mundo – foram digitalizadas 639 obras, entre mapas , cartazes e fotografias. Desse total, 394 peças encontram-se em domínio público e estão disponíveis para consulta na plataforma do Google Arts & Culture.
Em parceria com a Biblioteca Digital UNESP, a Biblioteca também digitalizou uma amostra de periódicos da diversificada imprensa que floresceu no estado de São Paulo no início do século XX, entre eles as revistas "A Cigarra" e "A Revista Feminina".
Para acessar as obras digitalizadas no projeto Tesouros da Cidade, clique aqui.
Para acessar as obras digitalizadas em parceria com o Google Arts & Culture, clique aqui.
Para acessar as obras digitalizadas em parceria com a Biblioteca Digital UNESP, clique aqui.