Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Capital do emprego, cidade de São Paulo abriu mais postos de trabalho que 23 estados do Brasil em fevereiro
Com 37.331 mil postos de trabalho com carteira assinada criados em fevereiro de 2025, a cidade de São Paulo criou mais empregos formais do que 23 estados e o Distrito Federal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED). O número de empregos gerados na cidade de São Paulo supera o de algumas das maiores unidades federativas brasileiras, como Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Além disso, o rendimento médio do trabalhador da capital é de R$ 5.453, valor 69,6% maior em relação à média nacional de acordo com uma análise feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com base na Pnad Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do último trimestre de 2024, dado mais recente disponível.
O levantamento aponta que o saldo positivo da capital paulista só ficou atrás dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, refletindo a política intensiva para a geração de emprego e renda adotada pela Prefeitura de São Paulo, que vem implementando incentivos e inovações ano a ano para tornar a capital cada vez mais competitiva e atrativa para investimentos privados.
Em fevereiro, a cidade de São Paulo apresentou desempenho positivo em setores estratégicos (ver ranking abaixo), com destaque para Economia Criativa, que terminou o mês com 7.287 vagas. Na sequência aparecem Infraestrutura e Construção (5.904), Turismo e Gastronomia (5.741) e Comércio e Varejo (4.591).
“A cidade de São Paulo está com índice de desemprego em 6,1%, o mais baixo dos quartos trimestres da história, uma demonstração de que o empenho realizado para oferecer segurança jurídica para atrair empresas para a capital tem gerado frutos”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Setores que mais geraram emprego na capital em fevereiro:
• Economia Criativa
Saldo: 7.287 mil
• Infraestrutura e Construção
Saldo: 5.904 mil
• Turismo e Gastronomia
Saldo: 5.741 mil
• Comércio e Varejo
Saldo: 4.591 mil
• Educação e Qualificação
Saldo: 4.487 mil
• Serviços Financeiros e Profissionais
Saldo: 2.215 mil
• Economia Verde e Sustentabilidade
Saldo: 1.301 mil
• Indústria
Saldo: 1.091 mil
• Saúde, Esporte e Qualidade de Vida
Saldo: 837
• Tecnologia e Inovação
Saldo: 796
Saldo total: 37.331 mil postos, resultado de 264.644 mil admissões e 227.313 mil desligamentos no mês
Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
As empresas também encontram no Cate o suporte necessário e gratuito para realizar processos seletivos de todos os portes. Recentemente, a unidade de Interlagos promoveu a seleção para cargos de apoio do festival Lollapalooza, com mais de 700 vagas. Mobilizamos nossa equipe para auxiliar a empresa, que precisava em um curto espaço de tempo, preencher as vagas para os três dias de funcionamento de um dos principais festivais de música do país”, complementa o secretário.
A rede com 44 unidades fixas e móveis faz a divulgação de vagas, intermediação e seleção de mão de obra para diversas empresas parceiras. Para melhor atender à demanda do mercado de trabalho, a administração municipal também oferece capacitação por meio de cursos em diferentes áreas. Somente no ensino EAD são disponibilizados mais de 300 cursos gratuitos no Portal Cate.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também oferece apoio aos microempreendedores da cidade e conta com iniciativas que disponibilizam oportunidades de emprego e capacitação, como o Programa Operação Trabalho - POT para pessoas com os mais diversos perfis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk