Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Escola Estufa da Mooca é requalificada pela Prefeitura de São Paulo
A Escola Estufa da Horta das Flores, localizada no bairro da Mooca, foi reinaugurada nesta quarta-feira (19) pelo programa Sampa+Rural, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O equipamento foi o terceiro reativado pela Prefeitura de São Paulo, que já entregou novas estufas na zona norte e sul da cidade. A expectativa é que até o fim de 2025, 10 novas estufas sejam entregues.
“As estufas terão um papel fundamental no programa Sampa+Rural, oferecendo capacitação tecnológica não só para os agricultores que estão no entorno destes equipamentos, mas também para a população que se interessa sobre o tema e deseja aprofundar o conhecimento para cuidar melhor de suas plantas, temperos caseiros, ou até mesmo incentivar os paulistanos a construírem pequenas hortas em seus quintais”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. “A estufa da Mooca é a primeira entregue em 2025 e o nosso objetivo é entregar outras nove ao longo do ano espalhadas em toda a cidade”, finalizou.
Atendimento do programa Sampa+Rural na Horta das Flores
A Horta das Flores, que atualmente é gerenciada pela associação de moradores do bairro, está localizada próxima a Radial Leste há mais de 20 anos no mesmo local, é reconhecida como um importante equipamento de agricultura e sustentabilidade bem no centro da cidade, recebendo visitantes de todas as regiões da Capital, que vão desde munícipes, até instituições de ensino que utilizam o espaço como sala de aula.
A equipe do programa Sampa+Rural iniciou o atendimento no espaço realizando a demolição da antiga estufa, que apresentava sinais de deterioração gerados pelo tempo. Após este processo, foi realizada a construção de uma nova estrutura mais robusta, de alta qualidade, e preparada para lidar com as variações climáticas.
No interior da estufa também foi realizado um trabalho de paisagismo na parte interna da estufa, contando com uso de triturados nos corredores de acesso, pintura de canteiros com tinta de terra, plantio de PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais, e de ervas medicinais. Além disso, o programa Sampa+Rural realizou um grande processo e poda em toda a Horta das Flores, com o objetivo de tornar o espaço mais iluminado pelo sol, facilitando o cultivo dos alimentos, além de contribuir com a circulação do ar e a harmonização visual no espaço.
A expectativa do programa Sampa+Rural é que até o fim de 2025 outras nove estufas sejam entregues, totalizando 12 estufas fortalecidas pela Prefeitura de São Paulo. Cidade Ademar, Perus, Itaim Paulista, Aricanduva, Vila Maria e Jabaquara são alguns dos bairros que receberão novos equipamentos.
Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.
Serviço
Horta das Flores
Endereço: Av. Alcântara Machado, 2.200 - Parque da Mooca
Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk