Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025 | Horário: 14:09
Compartilhe:

Iniciativa da Prefeitura de SP discute associativismo e cooperativismo com agricultores da cidade

Os participantes do evento participaram de um mutirão de escuta ativa e tira-dúvidas relacionados ao tema


A Prefeitura de São Paulo, por meio do programa Sampa+Rural, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou um evento para agricultores da Capital sobre associativismo e cooperativismo. A ação, realizada no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, contou com o apoio da Ade Sampa e teve como objetivo apresentar os benefícios, desafios e obrigações da formalização da atividade agrícola e suas possibilidades, como o cooperativismo.

“Com estas ações incentivamos a formalização e a geração de renda por meio da agricultura paulistana de maneira coordenada e transparente. O programa Sampa+Rural, sobretudo, tem como objetivo fortalecer e impulsionar a agricultura urbana e periurbana, desde o atendimento técnico presencial, até na orientação sobre formalização, emissão de notas e documentos”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em exercício, Armando Junior.

O encontro mostrou aos agricultores as diferenças entre associações e cooperativas. Além disso, os palestrantes destacaram as vantagens, os desafios e as obrigações no processo de formalização. Os produtores rurais presentes também puderam participar de um mutirão de tira-dúvidas a respeito do tema. Cerca de 50 pessoas participaram do evento.


Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. 

A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. 

Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.

collections
Galeria de imagens