Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025 | Horário: 16:58
Compartilhe:

Mães Guardiãs começam a ser convocadas pela Prefeitura de São Paulo para iniciar atividades na rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Paulo convoca 1.900 mulheres pré-selecionadas para atuar na busca ativa e em hortas escolares da Capital. A entrega de documentos ocorre entre os dias 18 e 28 de fevereiro, em três unidades do Cate.


 

A Prefeitura de São Paulo divulga nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a lista com 1.900 nomes de mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para integrarem o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. As candidatas devem conferir nome, RG e local de comparecimento na lista disponibilizada no Portal Cate ou aqui. As mulheres que estiverem aptas serão inseridas na rede municipal de ensino em atividades de busca ativa, a fim de combater a evasão escolar na rede municipal de ensino, administrada pela Secretaria Municipal da Educação. Outra modalidade que contará com as Mães Guardiãs são as hortas pedagógicas, disponíveis também nos equipamentos do órgão.

As mulheres pré-selecionadas devem se dirigir a uma das três unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo participantes (Central, Interlagos e Itaquera), das 8h às 14h, entre os dias 18 e 28 de fevereiro, com exceção do fim de semana, portando RG, CPF, carteira de trabalho (pode ser o modelo digital), comprovante de residência e cópia simples dos mesmos. As pré-selecionadas também serão contatadas por email e whatsapp, com base nas informações fornecidas no cadastro on-line.

 

Atendimento

Durante o atendimento, os técnicos do Cate irão fazer a conferência dos documentos e verificar critérios como ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou a candidata pertencer à comunidade escolar como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.

Com cerca de 5 mil mulheres ativas em atividade na rede municipal de ensino, o POT Mães Guardiãs atua tanto na busca ativa de alunos, contribuindo com a redução da evasão escolar, como em hortas pedagógicas. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades. A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses. A previsão de início das atividades do novo grupo é no dia 10 de março deste ano.

 

Serviço

Convocação das pré-selecionadas para o POT Mães Guardiãs

Lista no Portal Cate ou clique aqui

Local de comparecimento (verificar indicação na lista)

  • Cate Central: Av. Rio Branco,252 
  • Cate Interlagos: Av. Interlagos, 6122
  • Cate Itaquera: Rua Augusto Carlos, Bauman, 851

Dias: 18 a 28 de fevereiro

Horário: 8h às 14h

 

Documentos obrigatórios com cópia simples:

  • RG
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de Residência

 

Perfil:

  • Ser mãe de aluno matriculado na Rede Municipal de Ensino ou da comunidade escolar
  • Ter entre 18 e 59 anos
  • Residir na cidade de São Paulo
  • Desempregada há seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS, entre outros
  • Ter renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias
collections
Galeria de imagens