Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Cooperativismo Social inicia debate para construção de rede de economia solidária
Por: Viviane Claudino
A articulação de propostas e políticas públicas para a criação de uma rede de economia solidária, que fortaleça o Cooperativismo Social, esteve em debate nesta quinta-feira, 2, na reunião organizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Unisol Brasil. A próxima discussão será no dia 22 de abril.
A iniciativa faz parte do projeto Economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento, que tem entre os objetivos potencializar ações que ampliem as oportunidades para geração de emprego e renda, além da criação de políticas públicas de fomento à economia solidária.
Este foi o primeiro encontro deste segmento e reuniu cerca de 50 pessoas com atuação em diferentes setores – entre eles o sistema prisional, saúde mental, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, além do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Programa De Braços Abertos.
O grupo criou três comissões para debater as propostas para a rede de Cooperativismo Social em diferentes eixos: política pública para formalização dos empreendimentos; assessoria, consultoria e formalização; fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários.
Programação completa
Além do Cooperativismo Social, o projeto inclui seis segmentos: Turismo, Artesanato, Reciclagem, Confecção e Costura, Economia Criativa, Agricultura Urbana e Segurança Alimentar. Os encontros ocorrem das 9h30 às 12h, na Av. São João, 473, Galeria Olido, centro.
Artesanato
Quarta-feira, 8/04
Agricultura Urbana e Segurança Alimentar
Terça-feira, 14/04
Confecção e Costura
Terça-feira, 14/04
Turismo
Quarta-feira, 15/04
Siga a SDTE nas redes sociais