Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico encaminha mais de 1.100 ambulantes irregulares do Brás para vagas de trabalho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou, durante os dias 26 e 30 de novembro, 1.114 encaminhamentos para reinserção profissional durante a Operação Comércio Legal, iniciativa executada pela Prefeitura de São Paulo de combate ao comércio ilegal na região do Brás.
A operação aconteceu no quadrilátero que fica entre o Largo da Concórdia e a Avenida Rangel Pestana, local em que circula pouco mais de 330 mil pessoas diariamente. Cerca de 80% dos ambulantes atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico são estrangeiros, em sua maioria haitianos.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) realizou 561 encaminhamentos para oportunidades de emprego. Essas pessoas contaram também com oficinas que explicam como é o mercado de trabalho no Brasil. Já as outras 553 pessoas foram cadastramentos no Programa Operação Trabalho (POT).
“A Operação Comércio Legal continuará no Brás, mas todas as pessoas que estão em busca de uma oportunidade de trabalho ou qualificação podem procurar um dos 24 CATes espalhados pela cidade de São Paulo. Lá fornecemos oficinas para o trabalho, vagas de emprego e apoio na formalização de MEI - microeempreendedor individual”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.
Foi mapeada a presença de 1.205 ambulantes no local, nenhum deles com o TPU (Termo de Permissão de Uso) concedido pelo Governo Municipal. Em paralelo, existem 211 lojas na mesma área, onde comerciantes regularizados têm seus negócios prejudicados pela presença do comércio ilegal. A ação conta com o apoio da Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana e a Companhia de Engenharia de Tráfego. Medidas de zeladoria serão executadas para a recuperação do espaço degradado.
Sobre o POT
O Programa Operação Trabalho (POT) concede atenção especial ao trabalhador desempregado visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho. Para mais informações, clique aqui.
Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br
Siga a SMDE nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk