Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de São Paulo participa da Fruit Attraction SP, principal feira de frutas do hemisfério norte
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, por meio do programa Sampa+Rural e do colegiado Observatório da Gastronomia, irá participar da Fruit Attraction São Paulo entre os dias 25 e 27 de março. O evento, que é reconhecido por ser uma das maiores feiras de vegetais e frutas no mundo, reúne expositores e visitantes para conectar o setor de produção e consumo de alimentos, sendo uma oportunidade para capacitação, networking e troca de experiências.
“É motivo de muita felicidade participar, pelo segundo ano consecutivo, deste evento que é um dos maiores do mundo no setor de frutas e vegetais. Por meio do Sampa+Rural e Observatório da Gastronomia, nós, da Prefeitura de São Paulo, vamos compartilhar durante os três dias de feira um pouco do que realizamos para fortalecer a geração de renda nestes setores, além de visibilizar iniciativas tão inspiradoras com os nossos produtores rurais”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
O Observatório da Gastronomia, com o apoio da Ade Sampa, terá um estande que será responsável pela programação do espaço ‘Cooking Show’, que irá contar com chefs de cozinha e bartenders responsáveis por explorar os diversos sabores que marcam e constituem a gastronomia paulistana. Os insumos utilizados em cada aula serão concedidos por agricultores expositores do programa Sampa+Rural, que também participarão do estande comercializando produtos artesanais durante os três dias de evento.
São Paulo, a Capital da gastronomia
A Fruit Attraction reunirá produtores e especialistas do mundo todo, e São Paulo, com sua diversidade culinária, assume o protagonismo com uma programação especial que destaca seu papel como referência global. O Cooking Show levará os participantes a uma verdadeira viagem gastronômica, abordando temas como sustentabilidade, inclusão social e a fusão entre tradições locais e influências globais.
O evento destaca também a riqueza das frutas e hortaliças brasileiras em apresentações interativas com chefs renomados, mixologistas e baristas. Durante três dias, o público poderá explorar novas formas de valorizar ingredientes frescos em aulas e demonstrações que unem tradição, inovação e sustentabilidade.
A feira acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março, na São Paulo Expo. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no site oficial clicando aqui.
Confira a programação completa do Cooking Show by Observatório da Gastronomia:
25/03 – Do Nosso Quintal ao Mundo
Exploração da gastronomia paulistana com ingredientes locais, tradições e terroir.
- 10h | Chefs Gil Gondim e Danilo Rolim (Casa Gil Gondim Gastronomia)
Conservas do Meu Brasil
Idealizadores do projeto de qualificação inclusiva Marco Zero, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Elaboração de geleias de frutas nativas baseadas nos livros "Conservas do Meu Brasil".
- 13h | Agricultora Vilma Martins (Coletivo Mulheres do Gau)
Brunch da Roça: Sabores da Terra
Representante do coletivo premiado no Prêmio Gastronomia Social Paulistana 2024 (2º lugar - Direito Humano à Alimentação). Pratos com ingredientes de produtoras da Zona Leste.
- 16h | Mixologista Marcelo Serrano
Sangria Tropical: Releitura Brasileira
Campeão Internacional e "Bartender do Ano" pela revista Prazeres da Mesa.
Sangria com frutas tropicais como cambuci, melão e laranja.
Instagram: @marceloserranooficial
26/03 – Gastronomia que Transforma
Destaque para projetos da Gastronomia Social, voltados à educação inclusiva e geração de renda.
- 10h | Chefs Adolfo Mendonça e Sandro Pessoa (Uni_Diversidade da Quebrada e Restaurante Kariri - CTN)
Despertar com Propósito: Café e Inclusão
A Uni_Diversidade da Quebrada foi 1º lugar no Prêmio Gastronomia Social Paulistana 2024 (Empreendedorismo e Geração de Renda). CTN é referência da cultura nordestina na cidade. Degustação de cafés, pães artesanais e frutas agroecológicas.
- 13h | Chef Guilherme Cardadeiro e produtores Beth Sá & Junior Magini (Chef Aprendiz & Recanto Magini)
O Sabor da Transformação
Chef Aprendiz – 1º lugar no Prêmio Gastronomia Social Paulistana 2024 (Educação e Inclusão Profissional). Recanto Magini, através da Rota do Cambuci – 4º. lugar no Prêmio Gastronomia Social Paulistana 2024 (Empreendedorismo e Geração de Renda). Uso sustentável de ingredientes nativos na culinária e releitura do arroz doce.
- 16h | Barista Glória Gagliardi, Diego Gonzales e Luiza Estima (Fazedores de Café)
Café & Frutas: Combinações Surpreendentes
Projeto social premiado no Prêmio Gastronomia Social Paulistana 2024 (2º lugar - Educação e Inclusão Profissional). Demonstração e drinks com café e frutas.
27/03 – São Paulo, o Mundo à Mesa
A cidade como epicentro gastronômico global, com influências diversas.
- 10h | Chef Ricardo Magalhães (Instituto Voo)
Celebrando: O que há de melhor no mundo
Criador do icônico Bolo Monumental do Aniversário de São Paulo (Mercadão). Demonstração de um bolo monumental com frutas naturais.
- 13h | Chef Telma Shiraishi (Aizomê & Japan House)
Washoku: A Tradição Japonesa no Brasil
Premiada como Melhor Chef de Cozinha Japonesa pela revista Prazeres da Mesa (2022 e 2024). Uso de frutas na culinária japonesa e suas adaptações no Brasil.
- 16h | Chef Fany Lee (Dabok Korean Food)
Da Coreia para o Mundo: Cheese Tokpoki e Drinks que Celebram a Vida
Fundadora do Dabok Korean Food, trabalhou no restaurante Kinoshita. Preparo de tokpoki recheado com queijo e drinks com soju e frutas.
Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.
O Observatório da Gastronomia atua por meio de comitês temáticos - Imagem e Patrimônio Gastronômico de São Paulo, Gastronomia Social e Sustentabilidade, Qualificação e Inclusão Profissional e Comida de Rua - que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação.
Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.
Clique aqui e acesse as receitas que serão ensinadas pelos Chefs e Bartenders.
Serviço:
Feira Fruit Attraction São Paulo 2025
Local: São Paulo Expo, São Paulo - SP
Data: 25 a 27 de março
Clique aqui e se inscreva gratuitamente
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk