Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Programa Sampa+Rural da Prefeitura de São Paulo capacitará mais de 1,5 mil pessoas no manejo de hortas e jardins residenciais
O programa Sampa+Rural, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, que fortalece a agricultura urbana e periurbana da Capital, vai realizar oficinas para munícipes interessados em produzir pequenos cultivos caseiros. Ao todo, o projeto Hortas e Jardins em Casa capacitará 1,5 mil pessoas em 2025, oferecendo atividades práticas, acessíveis e inspiradoras para os participantes.
O ato inaugural será realizado neste sábado, na 24ª edição do MaiFest, evento multicultural da Capital realizado no Brooklin, que contará com a atividade “Horta Fácil”, indicada para quem deseja criar um canteiro produtivo residencial, mas não sabe por onde começar. A ação é gratuita e as inscrições serão feitas durante a festa de rua, que ocorre nos dias 17 e 18 de maio.
“O Sampa+Rural é o maior programa de fortalecimento à agricultura urbana e periurbana do Brasil. Atualmente, atendemos cerca de 600 produtores que plantam alimentos para o próprio consumo e também para a comercialização. No entanto, queremos também atender os cidadãos que desejam cuidar de pequenos espaços produtivos, como mini hortas caseiras, jardins suspensos e até pequenos vasos com temperos plantados”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. “Com o Hortas e Jardins, além de incentivarmos o cultivo de plantas em áreas residenciais, também fortalecemos a segurança alimentar e nutricional dos paulistanos”, finaliza.
Hortas e Jardins em casa
O Hortas e Jardins tem o objetivo de sensibilizar e capacitar interessados em atividades práticas e sustentáveis relacionadas à agricultura em casa, aliando o cuidado ao meio ambiente e à alimentação saudável. A iniciativa será realizada em eventos diversos por meio de oficinas práticas, que ensinarão o passo a passo de cultivos de temperos, plantas medicinais, aromáticas, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), entre outras, em pequenos espaços.
A frequência das oficinas será, em média, de 4 a 8 atividades mensais em equipamentos da Prefeitura de São Paulo, como as Casas de Agricultura Ecológica (CAEs), Estufas Escola, Casas de Cultura, Subprefeituras e Parques, além de eventos diversos em que a gestão municipal tenha participação. Os temas serão diversificados, buscando incentivar a produção caseira de ervas medicinais, temperos, compostagem doméstica, manejo de pequenas hortas, multiplicação de mudas, gestão de orquídeas e muito mais.
Cada atividade atenderá cerca de 20 participantes por oficinas, que inicialmente terá dois formatos:
curta duração (1 hora): formato a ser utilizado em eventos com grande fluxo de público, apresentam conhecimentos gerais para quem quer produzir, mas não sabe por onde começar.
média duração (3 horas): realizadas em equipamentos públicos, aprofundará o conhecimento nos temas propostos, detalhando técnicas e sua utilidade no cultivo.
A meta do programa Sampa+Rural é capacitar ao longo de 2025 cerca de 1.500 pessoas. “Atendemos produtores de pequeno e médio porte diariamente, e agora, a meta é que o Sampa+Rural esteja presente também nos lares residenciais, em casas e apartamentos, fortalecendo a segurança alimentar e a conscientização do consumo de alimentos saudáveis para todos os paulistanos”, declara a coordenadora de Agricultura da Prefeitura de São Paulo, Lia Palm.
Ao longo do ano, as atividades do Hortas e Jardins serão divulgadas no site e redes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (@spsmdet), e também no instagram do programa Sampa+Rural (@agriculturaprefsp).
Não é necessário se inscrever previamente. Para participar, basta ir até o local no horário indicado e manifestar interesse na oficina.
Abaixo, confira a programação das oficinas já programadas:
17 e 18 de maio
Tema: Horta Fácil
Local: MaiFest - R. Princesa Isabel, 86/94 - Brooklin, São Paulo
Horários: 11, 14, 15 e 16 horas.
26 de maio
Tema: Manejo da horta no dia-a-dia
Local: Escola Estufa Vila Maria
30 de maio
Tema: Temperos da horta e aproveitamento integral dos alimentos
Local: Casa de Agricultura Ecológica da zona leste - Rua Maj. Vitorino Sousa Rocha, 146 - Vila Santa Teresinha
04 de junho
Tema: Oficina para pequenos jardineiros
Local: Escola Estufa de Perus - Rua Júlio de Oliveira, 160 - Vila Fanton
11 de junho
Tema: Jardins bonitos e comestíveis
Local: Escola Estufa do Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
25 de junho
Tema: Horta em casa
Local: Escola Estufa do CEU Caminho do Mar - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 - Jabaquara
30 de junho
Tema: Cultivo de PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros - Estr. da Colonia Mário Reimberg Christe, 2500
9 de julho
Tema: Compostagem doméstica e limpeza ecológica
Local: Casa de Agricultura Ecológica da zona norte - Av. João Marcelino Branco, 95
1º de agosto
Tema: Ervas medicinais em casa
Local: Casa de Agricultura Ecológica da zona sul - Estr. Ecoturística de Parelheiros, 5252
6 de agosto
Tema: Orquídeas em casa e na cidade.
Local: Escola Estufa Orquidário
20 de setembro
Tema: Multiplicação de mudas
Local: Escola Estufa da Horta das Flores - Av. Alcântara Machado, 2200 - Parque da Mooca
15 de outubro
Tema: Temperos e aproveitamento integral de alimentos
Local: Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo - R. Sobral Júnior, 264 - Vila Maria
Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk