Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Programa Tem Saída, voltado a mulheres em situação de violência doméstica, promove primeiro encontro de grupo de trabalho
Nesta quarta-feira, 14 de maio, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho do programa Tem Saída, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A iniciativa da Prefeitura de Trabalho possui seis anos de atuação na Capital e tem o objetivo de promover a autonomia econômica de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com a finalidade de romper o ciclo de violência, por meio da geração de renda e emprego.
Alguns pontos apresentados foram o histórico do programa, o fluxo de atendimento, dados do Tem Saída, entre outros. O programa tem a participação de mais de 60 empresas como como Magalu, Petz, Carrefour, Sodexo, São Paulo Fashion Week, entre outras. Além disso, mais de 2.500 ofícios foram emitidos pelos órgãos de justiça e houve mais de 1.900 encaminhamentos para a participação de processos seletivos no Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
Desde 2021, o Tem Saída realizou seis edições do Contrata SP, mutirão de empregabilidade da Prefeitura de São Paulo. Mais de 4500 vagas foram disponibilizadas e mais de 2200 pessoas participaram. Destas, mais de 1700 seguiram para processos seletivos.
As novas etapas do programa incluem sistematizar o Grupo de Trabalho, padronização de dados em metodologia BI e implementar o sistema CRM.
O Tem Saída, liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com atuação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça de São Paulo,OAB - SP. Recentemente aderiram ao programa as secretarias municipais da Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social.
Sobre o fluxo de atendimento
O atendimento do Tem Saída segue um fluxo específico para seu pleno funcionamento. O Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo emitem ofícios e dessa forma, as mulheres podem ingressar no Programa Tem Saída.
Após o auxílio dentro do programa, as mulheres em situação de violência são encaminhadas para o Cate, que possui equipe especializada para o acolhimento e, posterior, direcionamento aos processos seletivos das empresas parceiras.
Mais informações neste link
Por: Beatriz Wicher
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk