Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025 | Horário: 13:06
Compartilhe:

Programa Tem Saída, voltado a mulheres em situação de violência doméstica, promove primeiro encontro de grupo de trabalho

Ação visa aprimorar os processos da iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que atua há seis anos incentivando a autonomia econômica, a fim de interromper o ciclo de violência.


 

Nesta quarta-feira, 14 de maio, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho do programa Tem Saída, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A iniciativa da Prefeitura de Trabalho possui seis anos de atuação na Capital e tem o objetivo de promover a autonomia econômica de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com a finalidade de romper o ciclo de violência, por meio da geração de renda e emprego.

Alguns pontos apresentados foram o histórico do programa, o fluxo de atendimento, dados do Tem Saída, entre outros. O programa tem a participação de mais de 60 empresas como como Magalu, Petz, Carrefour, Sodexo, São Paulo Fashion Week, entre outras. Além disso, mais de 2.500 ofícios foram emitidos pelos órgãos de justiça e houve mais de 1.900 encaminhamentos para a participação de processos seletivos no Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. 

Desde 2021, o Tem Saída realizou seis edições do Contrata SP, mutirão de empregabilidade da Prefeitura de São Paulo. Mais de 4500 vagas foram disponibilizadas e mais de 2200 pessoas participaram. Destas, mais de 1700 seguiram para processos seletivos.


 

As novas etapas do programa incluem sistematizar o Grupo de Trabalho, padronização de dados em metodologia BI e implementar o sistema CRM. 

O Tem Saída, liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com atuação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça de São Paulo,OAB - SP. Recentemente aderiram ao programa as secretarias municipais da Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Sobre o fluxo de atendimento

O atendimento do Tem Saída segue um fluxo específico para seu pleno funcionamento. O Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo emitem ofícios e dessa forma, as mulheres podem ingressar no Programa Tem Saída. 

Após o auxílio dentro do programa, as mulheres em situação de violência são encaminhadas para o Cate, que possui equipe especializada para o acolhimento e, posterior, direcionamento aos processos seletivos das empresas parceiras.

Mais informações neste link

 

Por: Beatriz Wicher

collections
Galeria de imagens