Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Terça-feira, 1 de Outubro de 2024 | Horário: 14:56
Compartilhe:

Terceira Casa de Agricultura Ecológica é inaugurada pela Prefeitura de São Paulo

Equipamento, localizado na subprefeitura Freguesia / Brasilândia, atenderá as zonas norte, centro e oeste e conta com infraestrutura completa para o agricultor paulistano 

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na última segunda-feira, 30 de setembro, a terceira Casa de Agricultura Ecológica da Capital, a CAE Norte, Centro e Oeste. Instalada na Subprefeitura Freguesia / Brasilândia, na zona norte, o local conta com uma infraestrutura completa que apresenta técnicas, recursos e manejos acessíveis aos agricultores atendidos pelo programa Sampa+Rural. 

A CAE Norte, Centro e Oeste é a unidade que atende a maior fatia territorial da cidade de São Paulo. A equipe, composta por nove profissionais, entre agrônomos, extensionistas, articuladores e agentes de ATER - Assistência Técnica de Extensão Rural, é responsável pelo atendimento de 190 dos 390 locais de agricultura existentes na região, que utilizam a produção agrícola como fonte de renda ou principal meio de alimentação. 

“Inauguramos hoje a terceira Casa de Agricultura Ecológica da cidade de São Paulo, essa que talvez seja uma das mais importantes por atender a maior fatia territorial do município. Aqui, os agricultores passam a ter acesso ao que há de melhor para se produzir na agricultura familiar, além de recursos e técnicas acessíveis para o produtor paulistano”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente. 


 

Na inauguração, os agricultores participantes puderam conhecer a estrutura da CAE Norte, Centro e Oeste, que conta com uma unidade de bioinsumos, salas para atendimento e regularização, canteiros suspensos salas para oficinas e aulas teóricas, uma horta modelo com túneis altos e baixos, que cultiva frutas e verduras,  O encontro contou com demonstrações com as sementes de adubação verde de primavera-verão, produzidas pelas Unidades de Bioinsumos do Programa Sampa+Rural. 

Programa Escola Estufa Lucy Montoro: além da inauguração da CAE Norte, Centro e Oeste, o evento contou a reativação do programa Escola Estufa Lucy Montoro, que tem o objetivo de estruturar estufas pedagógicas para capacitar e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental e da segurança alimentar e nutricional dos paulistanos. Ainda em 2024, a coordenadoria de agricultura da Prefeitura de São Paulo pretende inaugurar novas estufas do programa em diferentes localidades. 

Formalização e atendimento ao agricultor: o evento também ofereceu atendimento ao agricultor. A Ade Sampa, agência conveniada à Prefeitura de São Paulo, realizou um mutirão de contabilidade rural, com abertura de CNPJ e adequação CNAE para o programa Rolê Agroecológico, que leva crianças da rede municipal de ensino para espaços de agricultura em toda a cidade. 

Assinatura de TCR para beneficiários do Programa Operação Trabalho: os técnicos do Sampa+Rural também formalizaram matrículas de novos beneficiários do POT, entregas de planos regenerativos das unidades atendidas, atendimentos para a adesão do Protocolo de Transição Agroecológica, esclarecimentos sobre a participação do Rolê Agroecológico, além de entregar novas placas Sampa+Rural para os agricultores. 

Após a cerimônia de inauguração, o espaço recebeu a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que trouxe em pauta temas pertinentes para o agricultor paulistano. 


 

A CAE Norte, Centro e Oeste é a terceira inaugurada pela Prefeitura de São Paulo, a primeira, localizada em Parelheiros, extremo sul da cidade, foi entregue em 2006, enquanto a segunda, na zona leste, foi aberta em agosto de 2024. Ambos os locais são considerados como o ponto de encontro entre os agricultores da região com os agrônomos da gestão municipal. A proposta do Sampa+Rural é facilitar o atendimento dos agricultores de todas as regiões da cidade. 

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital.  A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece  biofertilizantes e compostos  orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui.

Serviço

Atendimento ao Agricultor - CAE Norte, Centro e Oeste

Endereço: Subprefeitura Freguesia / Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, Vila dos Andrades

Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 


 


 

collections
Galeria de imagens