Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Unidades do Cate recebem candidatas a Mães Guardiãs até o dia 28 de fevereiro
As unidades Central, Interlagos e Itaquera do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo realizam atendimento de 1.900 mulheres, que foram convocadas para entrar no Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, até o dia 28 de fevereiro. As interessadas podem conferir se estão na lista de pré-selecionadas no Portal Cate ou no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O documento também indica a unidade e o dia de comparecimento no Cate, sempre das 8h às 14h.
Nesta quinta-feira (20), cerca de 60 mulheres estiveram Cate Central para entrega de documentos, ocasião que também receberam orientação sobre a atividade que irão exercer durante a permanência no programa. As selecionadas que estiverem aptas serão inseridas na rede municipal de ensino em atividades de busca ativa, a fim de combater a evasão escolar na rede municipal de ensino, administrada pela Secretaria Municipal da Educação. Outra modalidade que contará com as Mães Guardiãs são as hortas pedagógicas, disponíveis também nos equipamentos do órgão.
Os secretários municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, respectivamente Fernando Padula e Rodrigo Goulart, acompanharam as assinaturas do termo de compromisso e responsabilidade no Cate, nesta manhã. O documento que permite a entrada das mães e mulheres da comunidade escolar no POT, já estão em posse de mais de 200 mulheres, que devem começar suas atividades em 10 de março.
“O POT Mães Guardiãs começou de uma necessidade de atender os protocolos de saúde, ainda no período de pandemia pela Covid-19. Houve uma ressignificação do programa e agora esse grupo nos ajuda no combate a evasão escolar. Ainda temos a satisfação de encontrar mulheres que já estiveram nessa ação e, atualmente, estão como estagiárias ou buscando a formação em pedagogia”, salienta Padula.
Por outro lado, o secretário Goulart destacou a relevância do POT na Capital. “Esse programa mexe com os nossos corações, são cerca de 20 mil vagas para as pessoas em vulnerabilidade social, com parte significativa dedicada às Mães Guardiãs. Seja na busca ativa ou na alimentação escolar essas mulheres são peças fundamentais no ambiente escolar”, destaca.
Atendimento
As mulheres pré-selecionadas devem comparecer ao Cate indicado na lista de pré-selecionadas portando RG, CPF, carteira de trabalho (pode ser o modelo digital), comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto bancário, entre outros) e cópia simples dos mesmos. As pré-selecionadas também estão sendo contatadas por email e whatsapp, com base nas informações fornecidas no cadastro on-line.
Durante o atendimento, os técnicos do Cate fazem a conferência dos documentos e verificam critérios como ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou a candidata pertencer à comunidade escolar como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais. Também são analisadas a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.
Com cerca de 5 mil mulheres ativas em atividade na rede municipal de ensino, o POT Mães Guardiãs atua tanto na busca ativa de alunos, contribuindo com a redução da evasão escolar, como em hortas pedagógicas. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades. A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.
As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses. A previsão de início das atividades do novo grupo é no dia 10 de março deste ano.
Serviço
Convocação das pré-selecionadas para o POT Mães Guardiãs
Lista no Portal Cate e no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Local de comparecimento (verificar indicação na lista)
- Cate Central: Av. Rio Branco,252
- Cate Interlagos: Av. Interlagos, 6122
- Cate Itaquera: Rua Augusto Carlos, Bauman, 851
Dias: até 28 de fevereiro (no final de semana não há atendimento)
Horário: 8h às 14h
Documentos obrigatórios com cópia simples
- RG
- CPF
- Carteira de trabalho
- Comprovante de Residência
Perfil:
- Ser mãe de aluno matriculado na Rede Municipal de Ensino ou da comunidade escolar
- Ter entre 18 e 59 anos
- Residir na cidade de São Paulo
- Desempregada há seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS, entre outros
- Ter renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk