Secretaria Municipal de Gestão

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 22 de Maio de 2025 | Horário: 10:45
Compartilhe:

Inteligência Artificial é tema de debate em Seminário de Escola de Governo

As possibilidades e desafios da utilização da IA nos processos de aprendizagem.

Escolas de Governo da Prefeitura de São Paulo se reuniram, nesta terça-feira (20), para fazerem uma reflexão e debaterem a utilização da ferramenta nas capacitações de agentes públicos. O Seminário "Escolas de Governo e Inteligência Artificial: possibilidades, desafios e soluções" foi organizado pelo Colegiado das Escolas de Governo do Município de São Paulo - CONSEGOV, encabeçado pela Escola Municipal de Administração Pública - EMASP, vinculada à Secretaria Municipal de Gestão.

Cerca de 400 pessoas participaram do evento. O objetivo do seminário foi refletir sobre as possibilidades de aplicação de ferramentas de inteligência artificial nas formações e sua utilização, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, além de apresentar paradigmas de sucesso com o uso de aplicativos de IA experimentados pelas Escolas de Governo.

Segundo o diretor da EMASP, Conrado Tristão, a ideia deste Seminário foi trazer um tema atual e que traz uma série de oportunidades e desafios. “A IA vale para diversos âmbitos da sociedade e da administração pública, e não é diferente com as Escolas de Governo de todas as esferas. As instituições atuam na parte da AI, tanto utilizando a ferramenta de forma direta nas suas atividades diárias, quanto preparando os servidores e servidoras para o uso da inteligência artificial de forma eficiente e responsável, no âmbito do serviço público”, esclarece Conrado.

“A participação dos servidores e servidoras neste momento, com suas dúvidas e contribuições, é importante para que a gente tenha a certeza de que precisamos avançar no reconhecimento de que a Inteligência Artificial será melhor e mais produtiva para as políticas públicas, na capacitação dos servidores, quando entendermos seu propósito e uso para uma finalidade única, que deve ser o aperfeiçoamento do serviço público mais eficaz e eficiente” disse Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão. “No entanto, não podemos deixar de lado a inclusão e a acessibilidade, não só olhando para o cidadão, mas também para o público interno, composto por várias gerações.”, conclui Marcela. 

O encontro, no período da manhã, contou com a participação de Patrícia Baldez, do Laboratório de Inteligência Artificial da ENAP, de Fernanda Ueda, da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo (ACADEPOL), que falou sobre o uso da IA nas práticas pedagógicas e Pesquisa, e de Bruno Martinelli, diretor do Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo (LAB 11), que apresentou o aplicativo desenvolvido pelo laboratório, o Simplifica AI, e de Roberto Angotti da CEJUR.

No período da tarde, o debate avançou com a participação Marcus Vinícius Marins, Coordenador de Proteção de Dados da Controladoria Geral do Município (CGM) e Huno Molina, Procurador do Município de São Paulo (PGM), que abordaram a Lei Geral de Proteção de Dados e o Uso da Inteligência Artificial. Onde se pode ou não utilizar a IA na proteção de dados.

Para concluir o evento, Leandro Machado Dias, da Escola Municipal de Saúde (EMS), apresentou um case de sucesso que foi a simplificação dos projetos pedagógicos dos Programas de Residência Médica e Pós-Graduação da EMS, utilizando a Inteligência Artificial Generativa.

Escolas de Governo

O Colegiado das Escolas de Governo do Município de São Paulo - CONSEGOV tem por finalidade potencializar as atividades voltadas ao desenvolvimento de agentes públicos municipais, por meio da colaboração entre as diferentes escolas e centros dedicados a esse campo de atuação, com vistas a contribuir para a elevação dos níveis de eficácia, eficiência e efetividade da Administração Pública Municipal.

O CONSEGOV é responsável por incentivar e promover a disseminação da cultura de formação profissional e desenvolvimento contínuo; trocar experiências e potencializar recursos e iniciativas das escolas e centros participantes do Colegiado, entre outros objetivos. 

Escolas que parte do CONSEGOV

Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU)

Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), da Procuradoria Geral do Município de São Paulo (PGM)

Coordenadoria Pedagógica - COPED, da Secretaria Municipal de Educação (SME)

Centro de Formação em Controle Interno (CFCI), da Controladoria Geral do Município (CGM)

Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo "Álvaro Liberato Alonso Guerra" (EMASP), da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES)

Escola Municipal de Saúde (EMS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)

Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)

Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP)

collections
Galeria de imagens