Secretaria Municipal de Gestão
Lançamento de Edital para Artigos em Gestão Pública
A carreira de Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG), criada pela Lei Nº 16.193 de 2015, completa 10 anos. Para celebrar este período, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, lança hoje (26/03) o edital para o recebimento de artigos que comporão o Caderno Gestão Pública em Rede.
A publicação reunirá os 10 melhores artigos, produzidos por servidores da carreira de APPGG, além de contribuições de especialistas externos.
A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a produção de conhecimentos sobre as práticas da administração pública, além de divulgar os projetos e atividades realizados pelos APPGGs.
O tema geral desta primeira edição, que marca os 10 anos da carreira, será “O Papel do Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo: Experiências e Perspectivas”. Os artigos, que podem ser individuais ou em grupo e devem ser entregues até dia 20 de agosto de 2025, seguindo uma das seguintes subcategorias:
-
Planejamento, Orçamento, Finanças e Gestão;
-
Políticas Públicas
-
Articulação institucional;
-
Planejamento urbano, infraestrutura e sustentabilidade
As inscrições dos artigos podem ser realizadas pelos links abaixo.
Inscrição em grupo: https://forms.gle/2Z4v3WD1g59Af2Vg9
Inscrição individual: https://forms.gle/DNebsKxyuJbqD2EX6
Cronograma:
Publicação do Edital - 26/03/2025
Período de entrega de artigos - 27/03 a 20/08/2025
Período de Avaliação - 21/08 a 01/11/2025
Divulgação do resultado da seleção - 05/11/2025
Lançamento - 12/2025
O edital completo, contendo as regras para a entrega dos artigos, foi publicado no Diário Oficial da Cidade. Acesse o edital aqui
Carreira de APPGG
Criada em 2015, a carreira Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) tem como principais características o perfil generalista, abrangendo competências técnicas e gerenciais. Os integrantes dessa carreira podem atuar em atividades de direção, gestão assessoramento e avaliação de políticas públicas. A atuação dos APPGGs é transversal, permitindo a colaboração em diversas áreas da administração pública.
Atualmente, a carreira é gerida pela Assessoria de Carreiras Transversais - ACT, da Secretaria Municipal de Gestão. São 164 membros da carreira, a maioria com pós-graduação e/ ou com mestrado. A média de idade dos integrantes está entre 36 e 40 anos.
Segundo Maria Emília Nascimento Santos, assessora responsável pela ACT, o Caderno Gestão Pública em Rede será uma oportunidade dos APPGGs compartilharem suas experiências e, também, podermos destacar os resultados e as melhorias que foram construídas, ao longo destes anos, para um serviço público mais eficiente e transformador.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk