Secretaria Municipal de Gestão

Quarta-feira, 26 de Março de 2025 | Horário: 10:01
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Lançamento de Edital para Artigos em Gestão Pública

Os 10 melhores artigos farão parte do Caderno Gestão Pública em Rede, que comemora os 10 anos da carreira dos Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental

A carreira de Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG), criada pela Lei Nº 16.193 de 2015, completa 10 anos. Para celebrar este período, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, lança hoje (26/03) o edital para o recebimento de artigos que comporão o Caderno Gestão Pública em Rede. 

A publicação reunirá os 10 melhores artigos, produzidos por servidores da carreira de APPGG, além de contribuições de especialistas externos.   

A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a produção de conhecimentos sobre as práticas da administração pública, além de divulgar os projetos e atividades realizados pelos APPGGs. 

O tema geral desta primeira edição, que marca os 10 anos da carreira, será “O Papel do Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo: Experiências e Perspectivas”. Os artigos, que podem ser individuais ou em grupo e devem ser entregues até dia 20 de agosto de 2025, seguindo uma das seguintes subcategorias:  

  • Planejamento, Orçamento, Finanças e Gestão; 

  • Políticas Públicas 

  • Articulação institucional;  

  • Planejamento urbano, infraestrutura e sustentabilidade 

As inscrições dos artigos podem ser realizadas pelos links abaixo.  

Inscrição em grupo: https://forms.gle/2Z4v3WD1g59Af2Vg9 

Inscrição individual: https://forms.gle/DNebsKxyuJbqD2EX6 

Cronograma:  

Publicação do Edital - 26/03/2025 

Período de entrega de artigos - 27/03 a 20/08/2025 

Período de Avaliação - 21/08 a 01/11/2025 

Divulgação do resultado da seleção - 05/11/2025 

Lançamento - 12/2025 

O edital completo, contendo as regras para a entrega dos artigos, foi publicado no Diário Oficial da Cidade. Acesse o edital aqui 

Carreira de APPGG 

Criada em 2015, a carreira Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) tem como principais características o perfil generalista, abrangendo competências técnicas e gerenciais. Os integrantes dessa carreira podem atuar em atividades de direção, gestão assessoramento e avaliação de políticas públicas. A atuação dos APPGGs é transversal, permitindo a colaboração em diversas áreas da administração pública.  

Atualmente, a carreira é gerida pela Assessoria de Carreiras Transversais - ACT, da Secretaria Municipal de Gestão. São 164 membros da carreira, a maioria com pós-graduação e/ ou com mestrado. A média de idade dos integrantes está entre 36 e 40 anos.  

Segundo Maria Emília Nascimento Santos, assessora responsável pela ACT, o Caderno Gestão Pública em Rede será uma oportunidade dos APPGGs compartilharem suas experiências e, também, podermos destacar os resultados e as melhorias que foram construídas, ao longo destes anos, para um serviço público mais eficiente e transformador.

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