Secretaria Municipal de Gestão
Nova Modelagem da Secretaria Municipal de Gestão
O Decreto nº 62.208/23, publicado hoje, dispõe sobre a reorganização da Secretaria Municipal de Gestão – SEGES, com o objetivo de atualizar sua modelagem organizacional e atribuições.
A SEGES tem por finalidade formular e gerir as políticas municipais e os sistemas nelas inseridos, relativos ao desenvolvimento institucional, à gestão de pessoas, à saúde do servidor, à capacitação de profissionais e agentes públicos, à negociação permanente, aos suprimentos, à gestão documental, ao patrimônio imobiliário e à gestão da frota veicular, bem como propor, de maneira permanente, novas formas de estruturação dos órgãos municipais e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.
Com a reorganização, a pasta adequa sua estrutura para atendimento de demandas cada vez mais estratégicas da cidade de São Paulo.
Segundo a Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, “o papel da SEGES é o de atuar como órgão central das políticas comuns a toda a Administração Municipal. A atualização de suas unidades e atribuições constitui o marco legal para a continuidade e aprimoramento da execução de suas finalidades”.
A nova organização foi pensada e discutida entre as áreas da SEGES alinhada aos novos desafios da gestão pública e melhor eficiência dos fluxos internos.
Entre as novidades da nova estrutura destacamos: o detalhamento das atribuições relativas a controle interno; a institucionalização do papel estratégico do Arquivo Público Municipal, enquanto órgão central da política municipal de gestão documental – adequada perante os normativos federais; a consolidação dos eixos de atuação da Coordenadoria de Estudos e Gestão Estratégica - COEGE; estruturação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – COTIC, enquanto área estratégica para projetos em TIC e a reestruturação da EMASP, para fortalecimentos das ações formativas e tecnologias educacionais, entre outras.
A Secretaria Municipal de Gestão terá a seguinte estrutura básica:
- Gabinete;
- Assessoria Jurídica - AJ;
- Assessoria de Relação do Trabalho – ART;
- Arquivo Público Municipal Jornalista Paulo Roberto Dutra - ARQUIP;
- Coordenadoria de Administração e Finanças – CAF;
- Coordenadoria de Estudos e Gestão Estratégica – COEGE;
- Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES;
- Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI;
- Coordenadoria de Gestão do Patrimônio Imobiliário - CGPATRI;
- Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP;
- Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS;
- Coordenadoria de Parcerias com o Terceiro Setor – COPATS;
- Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC e
- Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP
Colegiados vinculados
- Comissão do Patrimônio Imobiliário do Município de São Paulo – CMPT e
- Conselho Municipal das Escolas de Governo – CONSEGOV
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