Secretaria Municipal de Gestão
Prefeitura condecora 200 agentes municipais que socorreram vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e Litoral Norte
A Prefeitura de São Paulo homenageou na manhã desta quarta-feira (18) 200 agentes municipais e 4 cães do Canil da GCM que participaram das missões humanitárias de resgate, salvamento e atuação durante as tragédias que afetaram o Litoral Norte, em fevereiro de 2023, e no Rio Grande do Sul, em abril e maio deste ano. A homenagem foi estabelecida pela Lei nº 18.155, de 12 de julho de 2024, e confere ao servidor a Medalha Herói Paulistano, por sua coragem e bravura.
Os nomes dos 200 condecorados foram publicados no Diário Oficial da Cidade desta quarta-feira (18). Veja aqui.
A entrega foi feita pelo prefeito Ricardo Nunes, no vão-livre da Praça das Artes, no Centro. Ao ser recebido sob aplausos na cerimônia, o prefeito disse que as palmas eram aos homenageados, e que decidiu condecorá-los porque sua atuação nas duas ocasiões merece ser registrada por toda a vida. O prefeito disse ainda que a homenagem vai constar do prontuário dos servidores. “Vocês são um orgulho para a nossa cidade”, destacou.
As medalhas foram entregues para integrantes da Guarda Civil Metropolitana, da Guarda Civil Ambiental, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, por meio do SAMU e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos (Cosap).
As equipes de ajuda humanitária enviadas pela Prefeitura de São Paulo ao Rio Grande do Sul resgataram 323 pessoas e 204 animais e fizeram 18 translados de pessoas que estavam ilhadas, além de realizar 1.329 atendimentos diretos à população e deter e conduzir 5 pessoas ao Distrito Policial por furtos. Para auxiliar nos resgates, foram empregadas 2 motos aquáticas, 3 embarcações, 3 drones, 16 viaturas, 60 guardas civis metropolitanos e 3 agentes da Defesa Civil. Foram enviados ainda ambulâncias anfíbias, viaturas com tração nas quatro rodas, guinchos e motosserras.
“Fico orgulhoso de estar à frente de uma cidade com pessoas que têm esse espírito público, de poder dar a mão para quem mais precisa”, disse o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que além dos “homens e mulheres valorosos” que atuaram nas ações, os cães da GCM também exerceram um papel importante na localização dos desaparecidos no Litoral Norte. “O que posso fazer como retribuição, além dessa homenagem, da medalha, é me dedicar como prefeito”, concluiu.
O prefeito lembrou ainda que em fevereiro de 2023 a Prefeitura enviou equipes especializadas da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Essa ação foi bastante elogiada pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. “Estive lado a lado dos homens e mulheres da Guarda Civil Metropolitana e eles não fizeram apenas buscas, resgates e salvamentos. Fizeram acolhimento, escolta de tropas, escolta de mantimentos, se doaram ao máximo”, disse, lembrando que mais de 2 mil pessoas perderam absolutamente tudo o que tinham e outras 64 morreram na região.
Para o médico Francis Albert Fujii, do SAMU, foi uma honra representar a Prefeitura de São Paulo prestando auxílio no Rio Grande do Sul. Emocionado ao lado dos filhos Arthur e Rafael, ele foi um dos homenageados com a medalha. “Foi a primeira vez que saímos do município em caravana e ir para um lugar que a gente não sabia o que iria encontrar e, realmente, poder ajudar o próximo”, disse.
Coordenador das ações das equipes no Rio Grande do Sul, Fábio Lepique, secretário-executivo do Gabinete do prefeito, elogiou a bravura e o empenho dos servidores. “Já tive a experiência de trabalhar, conhecer e acompanhar o trabalho de diversas equipes em diversos níveis, federal, municipal e estadual, e muito raramente eu vi uma equipe tão comprometida, tão profissional, tão atenta ao interesse comum e ao amor ao próximo”, destacou.
Com uma filha de apenas 2 meses, o GCM Fabiano Ramos dos Santos passou 16 dias em várias cidades o Rio Grande do Sul após se voluntariar para participar da missão. "Senti muita falta da Maria Luiza, mas essa missão foi uma experiência gratificante. Ajudamos crianças e adultos no apoio ao resgate, na doação de alimentos, roupas e água. Estou muito feliz pelo reconhecimento", disse ontem, ao receber a medalha. A esposa, Jane dos Santos, não escondeu o orgulho que sente do marido. "Sentimos muito a falta dele, mas foi por uma boa causa".
Virtudes
Para representar a coragem desses agentes, a medalha é ornamentada por uma coroa de louros de duas hastes, tendo entre as bases uma estrela de cinco pontas e sobreposição da Cruz da Ordem de Cristo, inspirada na bandeira do Município de São Paulo e representa as oito virtudes ou bem-aventuranças citadas no Sermão da Montanha (leia abaixo).
A coroa de louros na medalha “Herói Paulistano” simboliza a vitória. Historicamente, entre os antigos gregos, ela era oferecida aos atletas vencedores das Olimpíadas. Entre os romanos, generais e imperadores eram premiados com estas coroas quando venciam suas batalhas.
Virtudes representadas pela Cruz da Ordem de Cristo, conforme descrito na Bíblia Sagrada em Mateus 5:3-12:
Humildade: "Bem-aventurados os humildes de espírito" (Mateus 5:3).
Arrependimento: "Bem-aventurados os que choram" (Mateus 5:4).
Sinceridade e incondicionalidade: "Bem-aventurados os mansos" (Mateus 5:5).
Amor à justiça: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6).
Misericórdia: "Bem-aventurados os misericordiosos" (Mateus 5:7).
Fé: "Bem-aventurados os puros de coração" (Mateus 5:8).
Verdade: "Bem-aventurados os pacificadores" (Mateus 5:9).
Perseverança na perseguição: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça" (Mateus 5:10-12).