Secretaria Municipal de Gestão

Formação do Programa de Residência em Gestão Pública

Confira como funcionam as ações formativas do Programa

O curso de formação para os residentes em Gestão Pública tem como objetivo difundir conhecimento prático sobre o funcionamento, as políticas e os desafios da Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, tendo como valores a diversidade, a ética, a inovação e a conexão entre pessoas. Com isso, será possível que os residentes sejam capazes de formular proposições, por meio da união entre a teoria e a prática, com base na discussão de conceitos e ferramentas a partir da interação com agentes públicos municipais. 

 

As ações formativas do Programa de Residência em Gestão Pública são ofertadas ou validadas pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP, que é a escola de governo da Secretaria Municipal de Gestão e desempenha papel estratégico na formação e aperfeiçoamento de agentes públicos, promovendo conhecimento técnico e boas práticas em gestão pública. 


A formação continuada terá duração mínima de 80 horas. 

 

O Trabalho de Conclusão da Residência (TCR) tem como finalidade registrar a pesquisa e a formulação de proposições elaboradas pelos residentes com a orientação de sua supervisão.  

Podendo ser realizado individualmente ou em grupos de até três integrantes, o TCR deverá abordar temas relacionados aos projetos ou ações desenvolvidas pelos residentes, nos seguintes formatos: I - manual ou guia prático; II - projeto de melhoria / intervenção.  

Até o décimo mês de participação do residente no Programa, o TCR deverá estar concluído e sua avaliação será realizada por um servidor da Prefeitura de São Paulo indicado pelo supervisor. Os trabalhos aprovados irão compor o repositório da SEGES e serão disponibilizados ao público.

 

Dos Certificados de Conclusão da Residência 

Ao concluir 12 meses no Programa de Residência em Gestão Pública, os participantes receberão o Certificado de Residente em Gestão Pública na Prefeitura de São Paulo, conforme a Portaria SEGES nº 16, de 23 de março de 2023, Art. 21, incisos I a III, desde que cumpram os seguintes requisitos:  

  • carga horária mínima de formação (80 horas);    

  • obtenção de grau satisfatório nas avaliações de desempenho; 

  • aprovação do trabalho de conclusão da residência.

 

Orientações sobre as ações formativas:

Registro de presença: nas atividades promovidas pela EMASP, a presença deverá ser registrada no início de cada sessão. Em capacitações com intervalo, serão passadas duas listas de presença durante cada encontro. A primeira deverá ser assinada após o início da primeira parte. A segunda será disponibilizada 30 minutos antes do término da formação. Não serão aceitas assinaturas fora do horário de aula. 

Pontualidade: é importante que todos cheguem e saiam da sala no horário estabelecido. O desrespeito aos horários poderá implicar em apontamento de falta.  

Uso de Máscaras: orientamos que todos(as) utilizem máscara e estejam atentos(as) às medidas de biossegurança.  

Comportamentos: durante a exposição do conteúdo e das perguntas dos participantes, é necessário manter o silêncio e evitar o uso de aparelhos como smartphones, tablets e fones de ouvido durante os encontros. Além disso, deve-se evitar saídas no decorrer das aulas para não desconcentrar os colegas.