Secretaria Municipal de Gestão

Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024 | Horário: 12:38
Compartilhe:

Seminário de Gestão de Pessoas faz balanço do ano e traz novidades para servidores da prefeitura

Representantes das áreas de Recursos Humanos da Prefeitura de São Paulo participaram do evento que reuniu mais de 200 pessoas
Servidores das URHs da Prefeitura Municipal de São Paulo participam do 15° seminário de Gestão de Pessoas

 

Troca de experiências, vivências comportamentais e reflexão. Estes foram temas que marcaram o 15º Seminário de Gestão de Pessoas, realizado nesta quarta-feira (04/12), na Prefeitura de São Paulo.

 

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, reuniu todas as coordenadorias de recursos humanos de secretarias municipais e subprefeituras. Mais de 200 pessoas participaram do encontro, que foi marcado, também, pelo pré-lançamento da ferramenta de Inteligência Artificial, o Simplifica AI. O dispositivo está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo – LAB11e passará por fase de testes. Em breve será disponibilizado para todas as unidades da Prefeitura para a simplificação de documentos oficiais.

 

Além do pré-lançamento do Simplifica AI, outras ações e balanços de 2024 foram apresentados pelas coordenadorias da SEGES, que lidam diariamente com assuntos voltados à gestão de pessoas. A Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, por exemplo, trouxe informações importantes sobre os programas que desenvolvem nas áreas periciais, de prevenção, de educação e de promoção à saúde, e os desafios para o próximo ano.

 

A secretária de Gestão, Marcela Arruda fez uma reflexão sobre a vivência de servidores com diversas faixas etárias, um aprendendo com o outro em suas atividades diárias. A experiência dos mais velhos, com as novidades tecnológicas e energia renovada que os mais novos trazem para a gestão pública. Marcela também abordou os programas que a Prefeitura tem desenvolvido para ampliar o conhecimento, incentivar as lideranças, principalmente das mulheres na gestão, cuidar da saúde mental dos servidores, e dar oportunidades por meio dos concursos públicos, Programas de Estágio e Residência em Gestão Pública.

 

A Escola de Administração Pública – EMASP falou sobre as novas trilhas de cursos que a escola está disponibilizando em sua grade e as novidades com as parceiras com a Microsoft e AWS. Uma delas foi a disponibilização do novo curso Fluência – Fundamentos da Inteligência Artificial Gerativa em EAD para todos os participantes do evento. O curso tem como objetivos capacitar os servidores a compreenderem os fundamentos da IA, como foco em suas aplicações práticas, e que possam utilizar a ferramenta de forma eficiente e ética para otimizar suas atividades e contribuir para a modernização dos serviços públicos.

 

O evento foi marcado pela emoção com o depoimento da Assessora de Carreiras Transversais, Maria Emília Santos do Nascimento, que trouxe sua vivência profissional e os desafios encontrados na vida, por se mulher, negra e nordestina, mas que não se minimizou perante o preconceito da sociedade em que vivia e se tornou uma pessoa forte, decidida e que conquistou seu espaço como liderança feminina. Outro momento de emoção foi a apresentação da professora de artes do ensino fundamental, Mariana Moi, que cantou e encantou os presentes.

_

Boas práticas

Durante o encontro, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP apresentou um balanço das atividades com a URHs, os desafios encontrados e a soluções que foram implementadas para a resolução de problemas referentes aos conflitos internos e rotinas administrativas.

 

Algumas coordenadorias de Recursos Humanos de subprefeituras e secretarias trouxeram ações e projetos desenvolvidos em suas unidades e que tiveram boas avaliações entre os servidores. Foram assuntos diversos, como racismo institucional, educação, saúde do trabalhador, acolhimento, o pensar fora da caixa entre outros.

 

Segundo Marcia Moralez, coordenadora da COGEP, “o encontro deste ano teve um resultado positivo, pois conseguimos unir temas importantes para a Administração Pública que refletem na vida funcional de todos os servidores, sejam de carreira ou comissionados”.  

 

“O 15º Seminário de Gestão de Pessoas da Prefeitura de São Paulo foi um evento que se consolidou como um espaço de reflexões e debates sobre as transformações que impactam diretamente o ambiente de trabalho, sempre com um olhar atento às necessidades humanas e às oportunidades de inovação no setor público”, declara Marcela Arruda.

collections
Galeria de imagens