Hospital do Servidor Público Municipal
SIC (Serviço de Informação ao Cidadão)
O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) recebe e registra pedidos de acesso à informação feitos por cidadãos e cidadãs aos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
São admitidos pedidos feitos pelo:
• Sistema de pedido eletrônico (e-SIC),
• Presencialmente (SIC Presencial) e
• Correspondência física (cartas)
1. Pedido eletrônico (e-SIC):
Instruções para seu pedido:
1. Acesse o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão).
2. No sistema, clique em “Cadastre-se” para realizar o seu cadastro. Na própria tela de cadastro, você irá escolher seu nome de usuário e a senha de acesso
3. Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha
4. Clique em “Registrar Pedido” e preencha o formulário de solicitação da informação pública que você deseja
Atenção: Antes de realizar o pedido, leia atentamente as dicas para o pedido e conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação.
Orientações para o Registro de Pedidos de Acesso à informação na Cidade de São Paulo
5. O e-SIC irá disponibilizar um número de protocolo que será enviado para o e-mail cadastrado. Guarde o número de seu protocolo, pois ele é o comprovante do registro da solicitação via sistema
6. Para consulta das informações pertinentes ao funcionamento do e-SIC da cidade de São Paulo acesse também
A - Como funciona o Acesso à Informação na Cidade de São Paulo
B - Orientações para servidores quanto ao atendimento de Pedidos de Acesso à Informação
C - Lei de Acesso à Informação: Um instrumento para promover a transparência
Você pode acessar o e Sic pelo Portal da Transparência ou através do Portal SP 156
2. Pedido Presencial (SIC presencial)
O registro do pedido de forma presencial, no Hospital do Servidor Público Municipal, pode ser feito de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no seguinte endereço:
Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, nº 60, térreo, Aclimação, São Paulo-SP, CEP 01532-000
Horário de atendimento: das 7h30 às 16h
Além dos endereços abaixo:
- Posto Aqui tem Ouvidoria: Rua Dr. Falcão Filho, nº 69, Centro Histórico de São Paulo (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô – Linha Vermelha). Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.
- Unidades do Descomplica SP
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
- Praças de Atendimento das Subprefeituras
- Bibliotecas Polo de Acesso à Informação
3. Correspondência Física (cartas):
Todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo poderão receber carta com pedido de informação pública em seus respectivos endereços.
A carta deve ser enviada registrando a seguinte indicação no assunto: “Pedido de Acesso à Informação”. Também deve ser informado o endereço eletrônico (e-mail) ou o endereço físico para envio da resposta ao pedido de informação. A correspondência física (carta) pode ser enviada ao seguinte endereço:
Rua Castro Alves, nº 60, térreo, Aclimação, São Paulo – SP – CEP: 01532-000, registrando a seguinte indicação no assunto: “Pedido de Acesso à Informação”.
Além do endereço abaixo:
- Rua Líbero Badaró, nº 293, 19º andar, Centro, São Paulo – SP – CEP: 01009-907. 30
Ao receber a correspondência, o órgão deve enviar uma cópia para a Divisão de Transparência Passiva, via processo SEI ou por e-mail. Caberá ao servidor/ponto focal do e-sic de cada órgão encaminhar a carta digitalizada para a OGM – Divisão de Transparência Passiva.
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Prazo
O pedido de informação será respondido pelo órgão responsável pela informação em até 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez), cabendo pedido de revisão da resposta no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do primeiro dia útil após o registro da resposta pelo órgão.
Outros canais de relacionamento:
Além do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) oferece outros canais de relacionamento. Saiba escolher o mais adequado para a sua necessidade:
- Portal de Atendimento SP156:
Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (tais como manutenção da rede de iluminação pública ou podas de árvores), ligue 156 ou acesse o portal SP156 ou ainda registre por meio do aplicativo para celular SP156 (com versão disponível para iOS e Android).
- Ouvidoria Geral do Município:
A Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) recebe denúncias, reclamações, sugestões e todo tipo de manifestação nos seguintes canais:
Pelo telefone, no número 156 (opção: número 5), da Central SP 156
Por e-mail: ogm@prefeitura.sp.gov.br
Para mais informações acesse o site Fale com a Ouvidoria
- Denúncias de assédio
Para agendar atendimento presencial, ligue para (11) 3334-7125 - Horário de Atendimento: 09h às 16h, de segunda a sexta-feira. Atenção: Este canal é voltado somente para denúncias de assédio moral e sexual. 31 Pelo site: Serviços — Portal SP 156
- Denúncias de corrupção ou irregularidades
Você pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de funcionários da Administração Municipal, mantendo seu anonimato, caso deseje.
Por e-mail: denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br
Pelo site: Serviços Portal (prefeitura.sp.gov.br)
Pessoalmente: Rua Dr Falcão, nº 69 (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô Linha Vermelha)
Por carta: Rua Líbero Badaró, 293, 19 º andar, Centro, São Paulo SP CEP 01009-907
Via Web Denúncia Corrupção: clique aqui.
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Relatórios
A Controladoria Geral do Município divulga relatórios sobre os pedidos de informação recebidos via e-SIC:
Acesse aqui os relatórios anuais da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Acesse aqui os Relatórios de Transparência Passiva
Acesse a base de dados “Pedidos de informação protocolados à Prefeitura via sistema e-SIC