Secretaria Municipal de Justiça
Eunice Prudente retorna à Secretaria Municipal de Justiça
Por Jorge Kolenyak
A Professora Eunice Prudente, renomada advogada, retorna à Secretaria Municipal de Justiça (SMJ) de São Paulo, cargo que ocupou de janeiro de 2021 a abril de 2024. Durante sua gestão, destacou-se pela implementação de políticas públicas voltadas à igualdade racial e à cidadania, além de reforçar o compromisso da Pasta com a transparência e o fortalecimento das instituições jurídicas no município.
Pioneira na carreira acadêmica como a primeira professora negra de Direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), Eunice Prudente tem um currículo que inclui graduação, especializações, mestrado e doutorado. Em 1980, foi autora da primeira tese no Brasil a propor a criminalização da discriminação racial.
Além de sua trajetória acadêmica, é autora de importantes obras, como Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil (Editora Julex) e Gênero, Etnia e Sexualidade (Editora LiberArs). Em agosto de 2024, tornou-se a primeira mulher negra a integrar a Academia Paulista de Letras Jurídicas.
Na esfera profissional, Eunice Prudente tem vasta experiência. Já integrou o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Diretoria da Seção São Paulo, além de ter presidido a Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Sua atuação também se destacou em cargos de gestão pública: foi Diretora-Executiva da Fundação Procon-SP, Diretora Técnica da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo, Presidente do Conselho de Transparência da Administração Pública e Secretária de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, entre 2007 e 2008.
Em 2021 assumiu a Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo, onde ficou até abril de 2024, quando foi convidada a comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). Agora, em 2025, retorna à SMJ a convite do prefeito reeleito Ricardo Nunes, para dar continuidade à sua missão de manter relações institucionais com os órgãos do Poder Judiciário e construir uma cidade mais inclusiva e transparente, alinhada aos desafios contemporâneos da sociedade paulistana.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk