Secretaria Municipal de Justiça

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025 | Horário: 16:55
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Procon Paulistano registra aumento de 237% nos atendimentos de 2024

Orientações e fiscalizações chegaram a mais de 750 fornecedores

Por Jorge Kolenyak

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor - PROCON Cidade de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal Justiça realizou o balanço das atividades no ano de 2024. O órgão registrou 2.273 atendimentos um aumento de 237% em comparação com 2023

De janeiro a dezembro, a divisão de fiscalização recebeu 100 denúncias e realizou 412 ações de fiscalização. Por sua vez, a divisão de atendimento prestou orientação a mais de 340 empreendimentos.

 

A coordenadoria também realizou diversas ações ao longo do ano, incluindo palestras com o objetivo de fornecer orientações sobre os direitos dos consumidores e os deveres dos fornecedores. Os resultados dessas iniciativas de esclarecimento foram evidentes no aumento significativo das conciliações nas relações de consumo.

Procon amplia atuação em 2024

No ano passado, o Procon atuou em todas as 32 subprefeituras e obteve conquistas importantes para o seu funcionamento. A Prefeitura de São Paulo entregou três automóveis para compor a frota de fiscalização. Com os novos veículos, os fiscais poderão atender com mais eficiência os consumidores da cidade.

 

Em dezembro de 2024, foi assinado um termo de cooperação com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para a instalação de um posto de atendimento do Procon na sede da Defensoria, localizada na Rua Boa Vista, 150, no Centro Histórico de São Paulo.

"Em 2024, ampliamos significativamente nossos atendimentos e reforçamos nossa presença na cidade com novos veículos e parcerias importantes. Nos próximos anos, vamos intensificar a fiscalização, promover a conciliação e garantir que os direitos dos consumidores sejam sempre respeitados.", afirma Regiane Castro, coordenadora do Procon Paulistano.

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