Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Exibindo 1 para 1 de 2

Ações e Programas

Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.

Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
 

ORÇAMENTO - 2025*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$91.076.770,00 R$91.076.770,00 R$40.936.180,00 R$16.774.061,00

***Valores referentes até a data de 07/05/2025

ORÇAMENTO - 2024*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$33.055.767,00 R$78.770.344,00 R$76.739.804,00 R$75.653.279,00

***Valores referentes até a data de 07/05/2025

ORÇAMENTO - 2023*

Orçado

Atualizado

Empenhado Liquidado
R$23.395.630,00   R$30.533.421,42 R$30.336.280,89 R$29.459.307,24

***Valores referentes até a data de 31/12/2023

ORÇAMENTO - 2022*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$21.166.919,00    R$22.549.959,32
R$22.444.840,03
 
R$17.286.042,73

***Valores referentes até a data de 18/01/2023

ORÇAMENTO – 2021*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$14.054.000,00 R$14.454.000,00 R$13.623.781,53
R$12.825.587,78
 

***Valores referentes até a data de 31/03/2022

* Informação atualizada ao final de cada ano.

ORÇAMENTO – 2020*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$14.082.006,00 R$13.926.279,30 R$5.993.336,01 R$4.165.793,41


ORÇAMENTO – 2019*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$17.578.312,00 R$10.775.838,72 R$10.591.029,80 R$8.857.783,69


ORÇAMENTO – 2018*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$13.292.890,00

R$10.359.036,72

R$88.917.089,28 R$7.172.530,23


ORÇAMENTO – 2017*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$19.600.531,00 R$19.600.531,00 R$8.601.971,49 R$7.359.301,38


ORÇAMENTO - 2016**

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$21.385.961,00 R$21.424.096,17 R$15.005.394,84 R$14.428.329,5


Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.

Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.

Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas.

Programa de Metas

O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:

Acesse o Programa de Metas 2025-2028

Metas vinculadas a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência no Programa de Metas 2025-2028:

Viver São Paulo - Meta 70: Entregar 3 Centros TEA nas regiões Leste, Sul e Oeste, garantindo atendimento especializado a crianças, jovens e adultos e aos seus familiares
Projeção: Os centros oferecem atendimento multiprofissional e representam um grande avanço na qualidade dos serviços oferecidos na cidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suporte a seus familiares.
Ações estratégicas: Implantação de 200 salas de descompressão para pessoas com TEA em equipamentos públicos, realização anual da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, aquisição de equipamentos de saúde e educação para o fortalecimento do atendimento das pessoas com TEA na rede municipal.
Indicador: Número de centros municipais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista entregues e em funcionamento.

Viver São Paulo - Meta 72: Entregar 4 unidades da Casa Mãe Paulistana – Pessoa com Deficiência, para atendimento especializado e multiprofissional a mães e cuidadoras de pessoas com deficiência
Projeção: Com serviços multiprofissionais nas áreas socioassistencial, psicossocial, jurídica e de empreendedorismo, as Casas fortalecerão o cuidado e a autonomia das mulheres atendidas.
Ações estratégicas: Inclusão de 500 pessoas, preferencialmente mulheres, em atividades de apoio a mães e cuidadoras de pessoas com deficiência e Realização de 10.000 atendimentos em mutirões de serviços para pessoas com deficiência, suas famílias e cuidadores.
Indicador: Número de Casas Mãe Paulistana entregues.

Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP

O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando melhoria da gestão de recursos, para garantir a transparência, a lisura e a eficiência.

Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

  • I - comprometimento e apoio da alta administração;
  • II - existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
  • III - análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
  • IV - monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br. 

PLANO DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Acesse o Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - 2023

Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento

Plano de Ação da Agenda 2030

Metas vinculadas a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência no Plano de Ação da Agenda 2030:

META 16: Assegurar o acesso público à informação, como parte dos direitos e garantias fundamentais, em conformidade com a legislação nacional, municipal e os acordos internacionais

16.1-E: Realizar levantamento de todos os sites da PMSP
16.1-F: Inserir o avatar de tradução para Libras em todos os sites da PMSP
16.1-G: Garantir que todos os sites da PMSP sejam certificados com o Selo de Acessibilidade Digital ou estejam em processo de certificação

META 16.a: Fortalecer as capacidades das instituições municipais competentes, promovendo a transparência e a participação, inclusive por meio da cooperação internacional, para a prevenção da violência e do crime

16.b-A: Realizar 8 edições do Contrata SP Pessoa com Deficiência, promovendo a qualificação profissional de Pessoas com Deficiência
16.b-B: Ampliar o número de pessoas atendidas nas edições do Contrata SP Pessoa com Deficiência

META 41: Implantar nove projetos de redesenho urbano para pedestres, com vistas à melhoria da caminhabilidade e segurança, em especial, das pessoas com deficiência, idosos e crianças.