Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Cursos de Acessibilidade

Foto: SMPED | Curso "Conhecer para Incluir"

Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) oferece gratuitamente cursos com certificação sobre acessibilidade e inclusão para paulistanos da área de comunicação, tecnologia da informação, arquitetura, engenharia e a quem mais interessar.  

As capacitações envolvem acessibilidade digital e comunicacional, educação continuada e certificação em acessibilidade, e calçadas e vias exclusivas para pedestres com deficiência, além do projeto “Conhecer para Incluir”. 

Nas aulas, os alunos terão conhecimento sobre leis, decretos, portarias, resoluções, normas técnicas de acessibilidade e desenho universal, conteúdo exemplificado digital e sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O tema “pessoa com deficiência” é elucidado, pois é são abordadas formas de fazer sua inclusão na sociedade, mostrando que barreiras devem ser quebradas. 

Todos os cursos exigem uma inscrição prévia. 

Conhecer Para Incluir
Realização: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
Público-alvo: Qualquer pessoa ou instituição interessada na temática. 
Benefícios: Promove a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, ao destacar a necessidade de eliminar barreiras arquitetônicas, digitais, de comunicação e atitudinais. O curso também enfatiza o combate a preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Educação continuada e certificação em acessibilidade
Realização: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).
Público-alvo: Funcionários da Prefeitura de São Paulo envolvidos no projeto, construção, fiscalização de edificações e espaços urbanos, assim como profissionais da área de arquitetura e engenharia.
Benefícios: Preparação para adequar o exercício profissional, reconhecimento oficial de capacitação em acessibilidade e desenho universal com emissão de certificado, incentivo para o crescimento profissional, eliminação das barreiras e inclusão das pessoas com deficiência. O curso será apresentado de forma on-line com aulas expositivas e práticas, divididas em dois módulos:

Módulo Básico (on-line): Duração de seis horas, composto por aulas expositivas de conceitos e informações básicas da acessibilidade e do desenho universal, das legislações mais gerais, normas, resoluções e manuais técnicos. Também uma “vivência” onde o aluno, por meio de equipamentos auxiliares, se coloca no lugar de pessoa com deficiência e, assim, experimenta a edificação e o espaço urbano.

Módulo Avançado (on-line): Duração de seis horas, composto por aulas expositivas de questões mais aprofundadas da acessibilidade e do desenho universal, das legislações mais específicas, normas, resoluções e manuais técnicos.

INFORMAÇÕES:
São oferecidas 40 vagas por turma
Duração: 6 horas (quatro dias com 1h30 por dia)
Horário: 10h às 11:30h
Local: On-line

Calçadas e vias exclusivas para pedestres
Realização: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Comissão Permanente de Acessibilidade
Público-alvo: Técnicos da Prefeitura e sociedade civil, das áreas de arquitetura, engenharia e correlatas às questões de acessibilidade e desenho universal, bem como profissionais de empreiteiras diretamente envolvidos na execução de calçadas e rebaixamentos.
Benefícios: Promover o aprimoramento de profissionais de subprefeituras e empreiteiras contratadas no exercício de suas atividades em especial quanto a execução de calçadas tendo como referência as Normas de Acessibilidade (NBR9050/2015 e NBR16537/2016) e Decreto Municipal 58.611/2019. 
O curso será apresentado de forma on-line com aulas expositivas e práticas.

INFORMAÇÕES:
São oferecidas 40 vagas por turma
Duração: 3 horas (dois dias com 1h30 por dia)
Horário: 10h às 11:30h
Local: On-line
Inscrições: *em breve novas datas 

Acessibilidade digital e comunicacional
Realização: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência  e Comissão Permanente de Acessibilidade
Público-alvo: Profissionais da área de tecnologia da informação e áreas de comunicação.
Benefícios: Melhor adequar o profissional ao exercício de suas atividades; promover o reconhecimento oficial da capacitação em acessibilidade digital, com a emissão de certificado, e incentivar o crescimento profissional.
O curso é apresentado de forma on-line com aulas expositivas.

INFORMAÇÕES:
São oferecidas 40 vagas por turma
Duração: 3 horas (dois dias com 1h30 por dia)
Horário: 10h às 11:30h
Local: On-line
Link da inscrição: *em breve novas datas