Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025 | Horário: 16:48
Compartilhe:

Prefeitura garante mais serviços em mutirão para pessoas com deficiência em Perus

Vacinação de HPV e febre amarela, encaminhamento para vagas de emprego, coordenações de direitos humanos estarão presentes no próximo sábado (15) a partir das 9h

A 8ª edição do Inclui Sampa nos Bairros, ação que leva serviços da administração municipal e parceiros para pessoas com deficiência, acontece neste sábado (15), das 9h às 15h no CEU Perus, localizado na Rua Bernardo José de Lorena, S/N - Vila Fanton.  

O projeto permanente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) já contou com mais de 15 mil pessoas que passaram por 10 mil atendimentos.

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) participa com o Malabarismo Possível apresentado pela Cia. do Relativo, onde a atividade oferece às crianças e aos adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo.
 
Também teremos, pela primeira vez, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) que irá oferecer orientações sobre o uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.  

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará a vacinações de HPV, SCR, Febre Amarela e dT, testagem rápida de IST’s, auriculoterapia, além de orientações sociais para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mulheres vítimas de violência, entre outros serviços.

O mutirão de serviços contará com a Central de Intermediação em Libras (CIL), serviço que auxilia na comunicação entre a pessoa surda ou com deficiência auditiva, o servidor e o intérprete de Libras.  

Veja, abaixo, os serviços disponíveis:  
 
SMS - Secretaria Municipal de Saúde
Serviços:
- Vacinação (HPV, SCR, Febre Amarela e dT);
- Testagem rápida para ISTs;
- Pronto Socorro do Aparelho Auditivo (manutenção básica, orientação de limpeza e adaptação, orientação de fluxo para o CER);
- Caminho Sensorial;
- Alongamento;
- Auriculoterapia;
- Espaço Arte e Cultura;
- Orientação Todos Contra a Dengue e Sustentabilidade;
- Orientação Social para Mulheres Vítimas de Violência;
- Orientação Social para TEA;
- Orientação Social e Garantia de Direitos.

SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Serviço: Cate Móvel
Descrição: Encaminhamento para vagas de emprego, orientações para a emissão da carteira de trabalho digital, orientação sobre cursos gratuitos do Portal Cate, sobre formulação de currículo adequado para o mercado de trabalho, entre outros. Os interessados em realizar os serviços deverão apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.

Serão 173 vagas com salários de R$800,00 a R$2359,00. A escolaridade exigida é fundamental completo com e sem experiência. As vagas são de operador de telemarketing, promotor de vendas, atendente de lanchonete, recepcionista e entre outras.

Para se candidatar, o munícipe precisa apresentar RG, CPF e carteira de trabalho, que pode ser o modelo digital.

SMDHC - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Serviço: Coordenação de Políticas LGBTI
Descrição: A Unidade Móvel oferece, de forma itinerante, informações sobre direitos LGBTI+, leis que protegem a população, sobre serviços de saúde e assistência social, além do direcionamento dessa população para os Centros de Referência LGBTI+ da cidade de São Paulo, além de informar sobre as ações da Prefeitura. O serviço é vinculado à Coordenação de Políticas para LGBTI+, responsável por formular, articular, propor e monitorar políticas públicas que visem a promoção da cidadania e a garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, entre outras identidades dissidentes da heterossexualidade.

Serviço: Coordenação de Política para Juventude
Descrição: A Coordenação de Políticas para Juventude é o órgão responsável por desenvolver, articular e implementar ações voltadas aos jovens, com idade entre 15 e 29 anos, da cidade de São Paulo. Atuando em parceria com diversas instituições, a coordenação busca promover direitos, ampliar oportunidades e fortalecer a participação juvenil em temas como educação, empregabilidade, cultura e cidadania. Além disso, trabalha na formulação e execução de programas e projetos que atendam às demandas da juventude paulistana.

Serviço: Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa
Descrição: A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa tem como objetivo articular e integrar as políticas públicas para pessoas idosas, junto aos órgãos da administração pública municipal; além de promover a participação ativa deste público na estruturação da rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. A Coordenação também apoia e dá suporte ao Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMI-SP), que representa a população idosa da cidade de São Paulo.

Serviço: Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente
Descrição:  A Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) tem por finalidade coordenar e acompanhar as ações de promoção, defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes desenvolvidas no município de São Paulo, atuando junto às instâncias que formulam e executam políticas públicas voltadas a essa população, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as linhas decorrentes da Política Nacional de Direitos Humanos e da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Sobre o Centro de Referência: este é um projeto financiado pelo FUMCAD que como objetivo geral manter a política de Promoção e Defesa, articulando a rede de proteção e garantia de direitos, além de garantir os direitos das crianças e adolescentes, visando a prevenção e enfrentamento de violências, a minimização de vulnerabilidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Também atuando em complementaridade à rede de proteção social e adotando uma abordagem holística e integrada, considerando não apenas as necessidades individuais da criança ou adolescente atendido, mas também as influências e recursos disponíveis em sua comunidade de origem, despendendo esforços para potencializá-los.

Sobre o Conselho Tutelar: criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.

SMC – Secretaria Municipal de Economia e Cultura Criativa 
Serviço: Malabarismo Possível - 10h  
Descrição: A Cia. do Relativo apresenta uma proposta de instalações interativas: a vivência “Malabarismo Possível” oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas sete instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes. A atividade abrange desde pessoas inexperientes nas técnicas de manipulação de objetos, a aquelas que, já possuindo conhecimentos anteriores, queiram experimentar novos estímulos criativos.

CRF-SP – CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE SÃO PAULO  
Serviço e Descrição: Farmacêuticos vão oferecer orientações à população sobre: 
- Uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos;  
- Como o farmacêutico pode ajudar pacientes com doenças raras.

Para saber sobre os demais serviços confirmados, acesse o link: https://capital.sp.gov.br/web/pessoa_com_deficiencia/w/capital-realiza-primeiro-mutir%C3%A3o-de-servi%C3%A7os-do-ano-para-pessoas-com-defici%C3%AAncia.

collections
Galeria de imagens