Pop Rua


Acolhimento

A Prefeitura oferece alternativas de acolhimento e moradia transitória que atendem a diferentes públicos-alvo. Para conseguir uma vaga, ligue 156 ou consulte os profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) (equipes com coletes verdes que fazem abordagens nas ruas) ou dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP).

As equipes do Ampara SP realizam abordagens sociais de forma ininterrupta com o objetivo de oferecer escuta ativa e ampliar o encaminhamento das pessoas para as vagas de acolhimento.

Existem Centros de Acolhida em todas as regiões da cidade. Eles possuem cama, bagageiro, banheiro, lavanderia e alimentação completa. Alguns têm canil e garagem para carroças. Existem serviços para acolher mulheres cis e trans, homens cis e trans, famílias, idosos e crianças. Alguns deles são em hotéis sociais. Também há vagas em Repúblicas (unidades residenciais coletivas), que são destinadas a pessoas que têm alguma renda, e nas Vilas Reencontro.

Para crianças e adolescentes cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, a Prefeitura de São Paulo oferta o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a Casa Lar.

 

Clique nos links para acessar os endereços dos serviços: