Pop Rua


Saúde mental, Álcool e Drogas

A Política Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas da Prefeitura de São Paulo tem o objetivo de executar ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de álcool e outras drogas.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Todos os CAPS e UBS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.

Programa Redenção envolve ações integradas de atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional como estratégias para o tratamento de dependentes químicos que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. O acolhimento e o tratamento do Programa Redenção se dão na rede de saúde e assistência social do município majoritariamente por meio do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica - SIAT (que está dividido em três categorias: SIAT I, SIAT II e SIAT III, a depender do nível de autonomia do usuário).

Clique nos links para acessar os endereços dos serviços: