Pop Rua
Mais de 400 famílias Encontraram um Final Feliz em Dois Anos do Programa Reencontro

Por: Sabrina Ribeiro
O Programa Reencontro, implementado pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), completa dois anos com muitas histórias de recomeço e conquista de autonomia. 481 famílias alcançaram a saída qualificada, a partir das Vilas Reencontro nesse período e hoje contemplam o próprio lar, longe das ruas.
Por meio das Vilas, a cidade recebeu uma nova modalidade de acolhimento e ampliou a atuação da rede socioassistencial da capital, com uma abordagem inovadora e humana voltada às famílias em situação de vulnerabilidade.
A primeira unidade do programa, a Vila Reencontro Cruzeiro do Sul, foi inaugurada em dezembro de 2022, com o objetivo de oferecer mais do que moradia temporária: uma oportunidade para recomeçar. Localizada na Avenida Cruzeiro do Sul, no Canindé, o local se tornou exemplo de sucesso e inspiração, impactando a vida de centenas de famílias.
“As pessoas lá fora veem a Vila Reencontro como um abrigo sem futuro, mas a Vila mostra algo diferente. Eu tive a oportunidade de estar lá e conseguir o melhor para a minha vida”. Conta Jacira dos Santos, 43, que esteve na unidade Cruzeiro do Sul. Agora, com seu próprio lar, ela não esquece dos ensinamentos que recebeu na antiga moradia. “Eu cheguei atrapalhada, e foi a Vila que me ajudou. É sobre você ter onde dormir, deitar a cabeça em um travesseiro e dizer ‘eu tenho uma casa”.
Desde a criação, o Programa Reencontro cresceu significativamente e chegou a outras áreas da cidade de São Paulo, para entregar a pessoas em situação de rua a oportunidade de reconstruir a própria história. Hoje, a cidade conta com 10 Vilas Reencontro, que dispõem de 660 módulos e ofertam 2.640 vagas para famílias que estavam em situação de rua.
Confira a notícia completa aqui.