Secretaria Municipal da Saúde
Capital recebe primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca
Primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram nesta segunda-feira (25) ao Cadi da Secretaria Municipal da Saúde (Foto: Renato Damião)
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) recebeu nesta segunda-feira (25) o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca, do contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS), contra o coronavírus – são 165.300 doses. As vacinas saíram do Centro de Distribuição e Logística (CDL) do Governo do Estado e chegaram por volta das 11h ao Centro de Armazenamento e Distribuição de Biológicos (Cadi) da SMS.
O lote de imunizante será distribuído nesta terça-feira (26) entre os cinco Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padis) do município, que fará a distribuição entre os hospitais. O Programa Municipal de Imunizações da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal da Saúde segue rigorosamente as orientações dos programas nacional e estadual de imunizações (leia mais aqui).
As vacinas de Oxford/AstraZeneca serão adicionadas ao programa municipal de vacinação contra o coronavírus, que num primeiro momento prioriza os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento à Covid-19 (enfermarias e UTIs Covid-19) públicos e privados, prontos-socorros, UPAs, AMAs, UBS (profissionais da ponta para atendimento de sintomáticos respiratórios) e os profissionais que trabalham no SAMU Resgate. Também fazem parte do grupo prioritário idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e indígenas.
LEIA TAMBÉM:
Capital entrará na fase laranja e regredirá à fase vermelha à noite e aos finais de semana
Mônica Calazans conta a emoção de ter sido a 1ª vacinada contra a Covid-19 no Brasil
Primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 já chegou a todos os Equipamentos de Saúde da capital
A vacinação contra a Covid-19 na capital teve início na terça-feira (19), com o primeiro lote de 203 mil doses da vacina Coronavc/Butantan entregue pelo Governo do Estado. A técnica de enfermagem Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco foi a primeira profissional da rede municipal vacinada. Ela trabalha no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, zona norte de São Paulo.
Na quarta-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a vacinação de indígenas na aldeia Tenondé-Porã, da etnia guarani, em Parelheiros, zona sul da capital.
O plano de vacinação do município está estruturado desde o fim de 2020. São 27 mil agentes mobilizados para a aplicação das doses, sendo 15 mil enfermeiros e 12 mil funcionários de apoio. Quinze milhões de seringas, 14 milhões de agulhas e os demais insumos necessários foram adquiridos antecipadamente pela Secretaria Municipal da Saúde.