Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 21 de Dezembro de 2024 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Retrospectiva 2024: profissionais da Saúde têm trabalho reconhecido e iniciativas reverberadas

Um contingente de 120 mil profissionais fazem da Saúde do município de São Paulo uma referência para o país
A imagem mostra um homem idoso, de cabelos brancos, usando óculos e vestindo uma camisa social clara. Ele está segurando e analisando folhas de papel com tabelas ou informações escritas, aparentando estar em um ambiente hospitalar.  O local possui uma decoração infantil, com desenhos coloridos de macacos pendurados em cipós nas paredes, e um adesivo de um leão em um avião próximo à porta. Acima dessa porta, há uma placa roxa com a inscrição

Uma rede com mais de 120 mil profissionais! Sim, segundo dados da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são 120.210 profissionais que dedicam sua força de trabalho, seu tempo e talento pela saúde de São Paulo.

As mulheres representam 75% destes profissionais. Elas estão nas áreas técnicas que formulam as políticas municipais, nos hospitais e prontos-socorros, nas equipes que percorrem os territórios levando ações de promoção em saúde, além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam como referência de atenção e acolhimento para as mais de nove milhões de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.  São enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitárias em saúde, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, médicas, psicólogas, cirurgiãs dentistas, entre outras categorias que compõem equipes multiprofissionais nos estabelecimentos da capital.

Agradecer, enaltecer e apresentar essas pessoas e sua dedicação à população se faz necessário. Para o secretário de Saúde Luiz Carlos Zamarco, a valorização dos profissionais vai além do reconhecimento pontual; ela é essencial para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, humano e acolhedor. 

E até quem trabalha nessa gigantesca engrenagem muitas vezes não imagina a dimensão do SUS na capital. Por isso, a área de Comunicação Interna da Assessoria de Comunicação da SMS produz mensalmente o Boletim Gente, que apresenta histórias de seus profissionais; já o Prêmio Gente que faz o SUS, concedido pela Cogep, foi criado a partir do reconhecimento nominal aos profissionais nas manifestações da população à rede de Ouvidorias SUS.
E para celebrar conquistas para inspirar novas iniciativas, a SMS instituiu neste ano de 2024 a entrega do troféu “Celebrar para Inspirar”, em reconhecimento às iniciativas da pasta que participaram de ações premiadas ao longo do ano. No total, foram 18 premiações individuais e por equipes, entre medalhas, troféus, menções honrosas e até prêmio internacional. 

Também o portal da SMS traz histórias de gente que contribui para fazer da rede municipal de saúde de São Paulo uma referência para todo o país. Nos links abaixo, você conhece um pouco mais sobre as histórias de personagens da Saúde e sobre projetos reconhecidos. 

Por dentro dos hospitais: há 46 anos Flavia trabalha para aprimorar instituições

Daniela conta como o trabalho em todas as regiões de São Paulo a fez conhecer e admirar o SUS

Lucimar trabalha com saúde indígena e conta como São Paulo criou um atendimento especializado para os povos aldeados

Mulheres representam 74,34% do contingente de profissionais da Saúde

Farmacêuticos têm papel importante nos equipamentos de saúde

Dia do Médico: há mais de 50 anos, Antônio Carlos Madeira de Arruda se dedica a saúde pública da capital

Ana Cecília Freitas faz da gestão de pessoas um compromisso para a diversidade, inclusão e valorização no SUS

Médico da família e comunidade fortalece vínculo com serviços de saúde

SMS entrega prêmio Celebrar Para Inspirar 2024


 

collections
Galeria de imagens