Secretaria Municipal da Saúde

Hanseníase

Informação sobre o agravo

Clique no menu para acessar as informações:

 

 
 

 

 


INFORMAÇÕES AO CIDADÃO


O que é Hanseníase?

Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando sequelas se não for tratada precocemente.

  

 

As manifestações da doença geralmente são:

  • Diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos. Por não sentir dor, o paciente pode se ferir ou se queimar, e desenvolver complicações como úlceras e infecções locais;
  • Diminuição ou perda de força muscular em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos das mãos, andar arrastado, dificuldade em fechar as pálpebras que leva ao ressecamento dos olhos;
  • Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, dormentes em qualquer parte do corpo.

 

Como se adquire a doença?

A Hanseníase se transmite de pessoa para pessoa através de secreções das vias respiratórias (nariz e boca) e de um contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento. A enfermidade tem uma lenta evolução sendo que, após o contágio, o indivíduo leva de 2 a 10 anos para iniciar os sintomas. A maioria das pessoas tem resistência natural e não ficam doentes mesmo tendo contato com pessoas acometidas. Para um diagnóstico precoce, é necessário que os profissionais da saúde estejam preparados para fazer a suspeita desta enfermidade e que a população esteja atenta para os sinais e sintomas iniciais da Hanseníase.

 

Existe tratamento?

Os avanços da medicina na luta contra esta enfermidade vem sendo aplicado com sucesso desde a década de 80. O tratamento, hoje instituído em todo país gratuitamente nos serviços públicos de saúde, é simples e eficaz, levando a cura dos pacientes e interrompendo a cadeia de transmissão da doença assim que iniciada a primeira dose. O tratamento da Hanseníase é realizado nos Serviços de Saúde da rede municipal, gratuitamente, e sem necessidade de internação. Os pacientes em tratamento, podem conviver normalmente com sua família, seus colegas de trabalho e amigos, enfim permanecerem na sociedade sem nenhuma restrição.

 

 


UNIDADES DE REFERÊNCIA


Localize aqui as Unidades de Referência de Hanseníase no município de São Paulo


INFORMAÇÕES TÉCNICAS


As ações de controle da Hanseníase estão baseadas em:

Outros links importantes:

 

Notificação

Os casos suspeitos de Hanseníase deverão ser encaminhados para uma Unidade Básica de Saude ou diretamente a uma das Unidades de Referência de Hanseníase, para elucidação diagnóstica, notificação, tratamento, acompanhamento e outras informações sobre a doença.

Para os pacientes diagnosticados e em tratamento nos consultórios, clínicas e hospitais particulares, o médico deverá preencher completamente (todos os campos) da Ficha de Notificação Compulsória de Hanseníase (pdf preenchível )e encaminhar ao Programa Municipal de Controle da Hanseníase de São Paulo, pelo e-mail proghansen@prefeitura.sp.gov.br , com o assunto: “Notificação de paciente de Hanseníase” e aguardar o contato da Unidade de Vigilância da respectiva região.


MATERIAIS GRÁFICOS


Clique na imagem para fazer download:

- Folder Campanha de Hanseníase para população 


- Folder Campanha de Hanseníase para profissional da saúde


- Banner está na Hora de se Tocar


- Folheto orientações de autocuidado:

-Cartaz Falta de sensibilidade: 

- Cartaz Orientações para o paciente e familiares:

 -Cartaz sinais e sintomas:

- Logotipo

 


VÍDEOS DE AUTOCUIDADO


Acesse aqui os vídeos de autocuidado em para hanseníase: