Secretaria Municipal da Saúde
Vacina BCG - Bacilo de Calmett-Guérin
Prevenção: Formas graves de tuberculose (miliar e meníngea).
Indicação: À partir do nascimento, idealmente na maternidade, até 15 anos e pessoas que convivem com portadores de hanseníase.
Esquema vacinal: dose única.
Disponível em: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Saúde (CS).
Cuidados: Não utilizar medicamentos, curativos ou pomadas na lesão vacinal, pois trata-se de uma reação esperada à vacina. Caso não haja a formação da úlcera, não há recomendação de revacinação.
Efeitos e eventos adversos comuns:
- Evolução normal da lesão vacinal: a formação de uma úlcera que evolui para cicatriz de até 1 cm é um efeito esperado da vacina BCG. Após a aplicação, se forma um nódulo no local, que evolui para úlcera ( podendo haver saída de pus) e crosta, com duração média de seis a dez semanas, resolvendo-se habitualmente em pequena cicatriz. Podem aparecer gânglios aumentados (de até 3cm) na região da axila e clavícula do lado do braço em que foi aplicada a vacina que desaparecem espontaneamente.
- Úlceras maiores que 1 cm e que não cicatrizam após 6 meses, gânglios maiores de 3 cm ou quaisquer outras alterações observadas, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.
Contraindicação: Pessoas imunodeprimidas, recém-nascidos de mães que utilizaram medicamentos imunodepressores durante a gestão e peso ao nascimento menor de 2kg.
Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)