Secretaria Municipal da Saúde
Vacina BCG - Bacilo de Calmett-Guérin
Prevenção: Formas graves de tuberculose (miliar e meníngea).
Indicação: À partir do nascimento, idealmente na maternidade, até 15 anos e pessoas que convivem com portadores de hanseníase.
Esquema vacinal: dose única.
Disponível em: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Saúde (CS).
Cuidados: Não utilizar medicamentos, curativos ou pomadas na lesão vacinal, pois trata-se de uma reação esperada à vacina. Caso não haja a formação da úlcera, não há recomendação de revacinação.
Efeitos e eventos adversos comuns:
- Evolução normal da lesão vacinal: a formação de uma úlcera que evolui para cicatriz de até 1 cm é um efeito esperado da vacina BCG. Após a aplicação, se forma um nódulo no local, que evolui para úlcera ( podendo haver saída de pus) e crosta, com duração média de seis a dez semanas, resolvendo-se habitualmente em pequena cicatriz. Podem aparecer gânglios aumentados (de até 3cm) na região da axila e clavícula do lado do braço em que foi aplicada a vacina que desaparecem espontaneamente.
- Úlceras maiores que 1 cm e que não cicatrizam após 6 meses, gânglios maiores de 3 cm ou quaisquer outras alterações observadas, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.
Contraindicação: Pessoas imunodeprimidas, recém-nascidos de mães que utilizaram medicamentos imunodepressores durante a gestão e peso ao nascimento menor de 2kg.
Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk