Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024 | Horário: 09:14
Compartilhe:

Aquático-SP transporta 187 mil passageiros em seis meses

Transporte hidroviário inaugurado em maio já fez mais de 8,3 mil viagens nas águas da Represa Billings
Fotos de: Edson Lopes Jr./SECOM

O Aquático-SP transportou 187 mil passageiros nos seis primeiros meses de operação. O primeiro transporte hidroviário público da cidade de São Paulo iniciou suas atividades em 13 de maio e, desde então, já realizou mais de 8,3 mil viagens. O modal beneficia 385 mil pessoas dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, na Zona Sul, com uma ligação mais rápida entre os bairros Cantinho do Céu e Mar Paulista, onde estão localizados os Terminais Hidroviários. A viagem, que é feita de ônibus em cerca de 1h20 minutos, dura 17 minutos com as embarcações do Aquático-SP pelas águas da Represa Billings.

Nesses seis meses, a operação do Aquático-SP foi ampliada. Na semana da inauguração, o transporte de passageiros era realizado entre às 10h e 16h por duas embarcações. Atualmente o atendimento à população é realizado das 5h às 21h e cinco barcos são utilizados na operação. Esse horário de funcionamento foi adotado a partir de 30 de setembro. Nesse mês de novembro, considerando os dez primeiros dias de operação, a média é de 1.370 pessoas transportadas por dia.

Das cinco embarcações do Aquático-SP, duas têm capacidade para 60 pessoas, o Bororé I e o Santo Amaro. Ambas com ar-condicionado, tomadas USB, conexão de internet, espaço para duas cadeiras de rodas, sanitário acessível para pessoas com mobilidade reduzida e área para bicicletas.  Desde o primeiro dia de operação já foram transportados mais de 570 passageiros com bicicletas. Duas embarcações levam até 30 passageiros, o Biguá 1 e o Biguá 2. E o barco Apurá tem capacidade para 47 pessoas. As viagens são realizadas somente com passageiros sentados.

Economia de tempo
A ligação entre os terminais Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas é realizada em um percurso de 5,6 quilômetros. O Aquático-SP trouxe significativa redução nos deslocamentos da população rumo a regiões como Santo Amaro e o Centro da cidade. O que possibilitou importante ganho na qualidade de vida das pessoas. É uma hora a menos no trânsito em cada um dos períodos do dia. Isto é, para as pessoas que utilizam o Aquático-SP na ida e na volta são duas horas que podem ser utilizadas para ficar mais com a família, descansar, estudar e até mesmo para o lazer.

Integração
E, para garantir a conexão e integração com o restante do sistema de transporte da cidade, foram criadas duas linhas de ônibus. Ambas são operadas com ônibus elétricos a bateria, reforçando a proposta de um transporte sustentável. A linha 627M-10 faz a ligação entre o Terminal Hidroviário Mar Paulista e o Terminal Santo Amaro, onde o passageiro encontra mais de 60 opções de linhas para toda a cidade ou o sistema metroferroviário. Já a linha 606C-10 é circular no bairro Cantinho do Céu, integrando o Terminal Hidroviário Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro. Desde o início da operação do Aquático-SP, as duas linhas já transportaram mais de 210 mil passageiros.

Os terminais Hidroviários Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas  são operados pela concessionária SPS VivaCidade - responsável pela operação de outros dez terminais urbanos da cidade, inclusive o Terminal Santo Amaro, com o qual é feita integração por ônibus. Os terminais contam com sinalização moderna, banheiros, bilheteria e bicicletário com 50 vagas cada um.

Você sabia?

  • Que os barcos Bororé I e o Santo Amaro tem banheiro acessível, wi-fi e USB;
  • Que nos barcos Bororé I e o Santo Amaro pode embarcar com bicicleta e cadeira de rodas;
  • Que já foram transportadas mais de 570 bicicletas no Aquático-SP;
  • Que os ônibus que atendem aos Terminais do Aquático são elétricos, portanto não poluentes;
  • Que a economia de tempo com o Aquático-SP pode chegar a duas horas, somando as viagens de ida e volta;
  • Que o Bilhete Único é usado para acesso ao Aquático-SP apenas para contagem do número de passageiros, sem cobrança de tarifa;
  • Que o horário de funcionamento do Aquático foi ampliado em 10 horas por dia em relação a data de inauguração;
  • Que no Aquático-SP as viagens são realizadas apenas com passageiros sentados;
  • Que o percurso que os barcos do Aquático-SP fazem entre os terminais tem 5,6 quilômetros;
  • Que a concessionária que opera os terminais do Aquático-SP é responsável por mais 10 Terminais Urbanos de Ônibus na cidade de São Paulo.
collections
Galeria de imagens