Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito

Quarta-feira, 9 de Outubro de 2024 | Horário: 09:44
Compartilhe:

DTP libera veículo hatch elétrico para operar com Táxi Executivo

Medida tem como objetivo ampliar o leque de modelos menos poluentes no serviço de táxi da cidade de São Paulo

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) liberou a homologação de veículos elétricos ou híbridos com carroceria hatchbak para operarem como táxi da Categoria Executivo. A medida visa ampliar o leque de veículos menos poluentes que podem prestar serviço de táxi da cidade de São Paulo e, assim, incentivar o crescimento desses modelos na frota.

A determinação está prevista na Portaria SMT/SETRAM/DTP nº 219 publicada nesta quarta-feira (09/10), que atualiza, ainda, outras regras para a homologação de veículos como táxi. Antes da portaria, podiam ser homologados na Categoria Táxi Executivo apenas modelos com carroceria sedan, station wagon, minivan e SUV. A liberação do hatch ocorre apenas para carros elétricos ou híbridos. Na motorização a combustão, continuam valendo as regras anteriores.

O uso de modelos com carroceria hatch já era permitido para Táxi Comum independentemente do tipo de motorização. Atualmente a cidade tem 36.438 táxis, dos quais 1.484 são elétricos ou híbridos, um crescimento de 37,8% em relação aos 1.077 táxis com essa motorização homologados em outubro do ano passado.

collections
Galeria de imagens