Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito
SPTrans orienta passageiros para a compra de créditos somente nos canais oficiais divulgados pela empresa
A SPTrans, responsável por gerenciar o Sistema de Bilhete Único na cidade de São Paulo, adota frequentemente medidas para impedir o uso indevido do cartão e por isso orienta os passageiros do transporte público a realizarem a compra de créditos somente em pontos credenciados, evitando assim recargas falsas e a compra de créditos com valores divulgados como mais baratos que o preço oficial, oferecendo riscos a quem se utiliza dessa prática ilegal.
Para o combate à fraude no sistema de bilhetagem eletrônica, evitando assim prejuízos aos passageiros e ao sistema de transporte, frequentemente diversas medidas são adotadas pela SPTrans, como o reconhecimento facial por meio de câmeras instaladas em todos os ônibus da cidade, que permitem comprovar o uso indevido por terceiros, a identificação de cartões com divergência entre recargas e utilizações, o cancelamento de cartões com créditos falsos e o fim da comercialização do Bilhete Único sem identificação, que não é mais aceito desde o ano de 2021. O passageiro obtém o Bilhete Único personalizado com seu nome, que é de uso pessoal e intransferível. Somente o próprio titular pode utilizá-lo, evitando assim o bloqueio do cartão ou a suspensão do benefício.
O uso de medidas e tecnologias antifraudes, que são implantadas gradativamente no sistema, já cancelaram ou suspenderam mais de 372 mil cartões por uso indevido.
Jornal do Ônibus
Para chamar a atenção para o procedimento irregular, a SPTrans está realizando mais uma campanha por meio do Jornal do Ônibus edição 1.160, que está afixado nos veículos de 31 de outubro a 13 de novembro, com alertas para os passageiros, reforçando que a compra só deve ser feita em um dos mais de 8.700 postos devidamente credenciados; há o risco de o cartão ser bloqueado pelo uso indevido; e pagamento de segunda via, entre outras medidas que estão sujeitos aqueles que compram créditos ilegais.
Para consulta aos postos credenciados, no Jornal do Ônibus é possível fazer a leitura de QR code para ter acesso à página de aplicativos de celular e aos pontos de venda e recarga físicos https://www.sptrans.com.br/