Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito
Prefeitura entrega mais 6 km de Faixa Azul e cidade chega a 221,2 km de vias preferenciais para motos
Com alto índice de aprovação de motociclistas e motoristas, a Faixa Azul chegou nesta quarta-feira (26) a 221,2 km implantados pela Prefeitura na cidade de São Paulo, com a entrega de mais 6 km da via preferencial para motos em ambos os sentidos da Avenida do Estado, por onde passam 14,4 mil motocicletas por dia. Esse é o segundo trecho entregue em 2025. A primeira entrega do ano, na Avenida das Nações Unidas, tem 3 km e foi feita em 22 de janeiro.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade tem um enorme desafio de completar 400 km de Faixa Azul até 2028 ou, até mesmo, ultrapassar essa marca. “A atividade de uso da moto é perigosa, os dados mostram e a gente sabe que é, e aí compete a nós fazermos as ações para diminuir a letalidade, diminuir o número de acidentes e é isso que a gente está fazendo com a Faixa Azul, que tem sido reproduzida em outros municípios como São Bernardo, Santo André, por conta da experiência positiva que a gente vem tendo aqui”, afirmou o prefeito.
Atualmente, 46 vias na capital estão sinalizadas com a faixa preferencial de motos. Diariamente, mais de 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.
“Não podemos deixar de ressaltar a importância desse projeto para salvar vidas, para não sobrecarregar o nosso sistema de saúde. Você ter uma reserva de espaço que consiga dar uma dirigibilidade mais segura para o condutor é uma forma de fazer com que esse trabalhador consiga voltar para casa no fim do dia”, disse o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda.
Pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e divulgada pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) nesta quarta aponta o alto grau de satisfação dos usuários de quatro vias que receberam a Faixa Azul, tanto os de moto quanto os de automóveis.
“Tenho certeza que São Paulo será um exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo com uma política segura voltada para motocicleta”, apontou Gilberto Almeida dos Santos, do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo. “A gente reivindicou algo para os motociclistas, mas nunca tivemos. A gente andava no meio da cidade e era invisível até que o prefeito Ricardo Nunes assumiu o compromisso e apostou nesse projeto”, concluiu.
A pesquisa ouviu condutores que utilizam a Avenida dos Bandeirantes, Avenida Sumaré, Avenida das Nações Unidas e Avenida Vinte e Três de Maio.
Na Avenida dos Bandeirantes, 99% dos motociclistas e 89,8% dos demais condutores responderam que acham bom ou muito bom o projeto. Ao serem questionados se perceberam melhora no convívio na via, 98,07% dos motociclistas e 92,58% dos demais motoristas responderam que sim.
Na Avenida Sumaré, 96% dos motociclistas e 83% dos demais condutores têm alto nível de satisfação; 96,4% dos motociclistas e 88,05% dos motoristas também perceberam melhoras na via.
Na Avenida das Nações Unidas, os índices ficaram em 97% (motociclistas) e 87% (demais condutores). Os que perceberam melhora no convívio na via são 96,52% (motociclistas) e 88,10% (demais motoristas).
Na Avenida Vinte e Três de Maio, as perguntas foram diferentes. O compartilhamento da via melhorou para 93,9% dos motociclistas e para 70,3% dos demais condutores. Além disso, 96,3% dos motociclistas e 91,5% dos demais motoristas acreditam que a Faixa Azul é um projeto benéfico.
Motoboy desde 2002, Marcos Cardoso Alves, 48 anos, conta que passou a se sentir mais seguro no trabalho após a criação das faixas exclusivas. “A Faixa Azul realmente diminuiu os acidentes e, por isso, a gente tem que parabenizar a Prefeitura”, disse. “Quando não tinha a faixa exclusiva, eu chegava a ver até seis acidentes envolvendo motociclistas por dia. A iniciativa não acabou com todos os acidentes, mas fez uma grande diferença”, completa.
Mais segurança
A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão. Para ser implantada, é necessária aprovação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O projeto-piloto foi criado por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização com o objetivo de reduzir mortes no trânsito e melhorar o convívio dos diversos modais na cidade, que tem uma frota de motos de mais de 1,3 milhão de unidades. A proposta foi inspirada em experiências anteriores e, também, internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
Histórico das implantações 2022-2025
25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
06/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
09 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
6/11/2023 – 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI.
20/11/2023 – 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.
04/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.
18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso à Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.
01/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.
29/4/2024 – 8,1 km no total, sendo 2,25 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Avenida Braz Leme, no sentido bairro; 350 m na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; 1,7 km no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e 3,8 km na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.
28/5/2024 – 3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu.
29/5/2024 – 6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos.
01/6/2024 – 7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d'Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing; no sentido centro, entre as Ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas.
27/6/2024 – O Elevado João Goulart recebeu 5,5 km da sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. Já a Avenida do Cursino, conta agora com 1,74 km de Faixa Azul, entre a Rua Dom Villares e a Rua Marcos Fernandes.
01/7/2024 – A pista expressa da Avenida Aricanduva recebeu 5,9 km de Faixa Azul entre a Rua Júlio Colaço e Avenida Itaquera, nos dois sentidos. A Avenida Salim Farah Maluf recebeu 9,7 km entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, também nos dois sentidos.
29/07/2024 – A Avenida Gov. Carvalho Pinto teve a nova sinalização implantada nos dois sentidos entre a Rua Dr. Renato Maia e a Avenida São Miguel, totalizando 5,7 km. A Av. Calim Eid e a Av. Dom Hélder Câmara receberam a sinalização por uma extensão de 9,6 km, nos dois sentidos, entre a Av. São Miguel e Rua Catende. A Av. Inajar de Souza recebeu 6,92 km entre a Avenida Nossa Sra. do Ó e a Rua Edmundo Krug, em ambas as mãos de direção. Por fim, a Rua Vergueiro recebeu a faixa no sentido centro, entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Dr. Barros Cruz, por 700 m.
02/9/2024 – Corredor Norte-Sul, sentido Santana recebeu Faixa Azul em quatro trechos: 2,1 km nas avenidas Moreira Guimarães e Rubem Berta, entre o viaduto João Julião da Costa Aguiar e o viaduto 11 de junho; 1,35 km na Avenida 23 de Maio, entre o Complexo Viário João Jorge Saad e a rua Joinville; 1,07 km na Avenida 23 de Maio, entre a alça de acesso ao Viaduto Jaceguai e a Passarela dos Piques; e 3,92 km no Túnel São João Paulo II, avenidas Prestes Maia, Tiradentes e Santos Dumont e Ponte das Bandeiras, entre a Passarela dos Piques e da Praça Campo de Bagatelle. O Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto, recebeu a sinalização em 600 m do Viaduto 11 de Junho e 400 m da Avenida Santos Dumont, entre a Avenida do Estado e a Rua dos Bandeirantes. Também receberam a nova sinalização as avenidas Sen. Teotônio Vilela – com 12,5 km entre as avenidas Atlântica e Paulo Guilguer Reimberg, nos dois sentidos – e Escola Politécnica – com 9,7 km entre a Marginal Pinheiros, a Praça César W. Proença e a Rodovia Raposo Tavares.
03/10/2024 - A Avenida Professor Abraão de Morais com 6,14km, entre a Rua Vigário Albernaz e proximidades do Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos. A Avenida Doutor Ricardo Jafet, recebeu 5,36 km, no sentido Santos e no sentido Centro (São Paulo). No sentido Santos, foi dividido em dois trechos: entre as Ruas Coronel Diogo e Marcelino Champagnat e entre as Ruas Pedro Pomponazzi e Vigário Albernaz. No sentido Centro, os trechos foram: entre as Ruas Vigário Albernaz e Engenheiro Guilherme Winter e Vergueiro e Paulo Bregaro. A Rua Sapetuba recebeu 400 metros da sinalização entre a Rua Camargo e Avenida Professor Francisco Morato, sentido Centro.
22/01/2025 - 3 Km de Faixa Azul na Avenida das Nações Unidas, a partir da Rua Prof. Campos de Oliveira até próximo da Avenida Interlagos, onde já há continuidade na Avenida Miguel Yunes.
26/03/2025 – 6 km na Avenida do Estado, sendo: no sentido Marginal Tietê, início 100 metros antes do Viaduto 25 de Março até a Avenida Santos Dumont e, no sentido do bairro do Ipiranga, a sinalização inicia 200 metros após Rua David Bigio até o Viaduto Governador Roberto Abreu Sodré.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk