SP Regula
Perguntas Frequentes
1. Está faltando energia. Para onde eu devo ligar?
Caso apenas a iluminação das ruas esteja afetada, entrar em contato com o Ligue Ilume através do 0800 779 0156 para solicitar o reparo. Se também estiver faltando energia nas residências você deve então ligar para o serviço de atendimento da Eletropaulo que é 0800 72 72 196.
2. Como saber se o defeito é competência da Prefeitura ou da Eletropaulo?
Todo problema interno, dentro de casa ou da empresa, é de responsabilidade da Eletropaulo. São casos de falta ou oscilação de energia, que podem prejudicar o funcionamento dos eletrodomésticos. Para a Prefeitura devem ser encaminhadas apenas as queixas sobre iluminação da via pública, ou seja, a luz que ilumina as ruas, praças e túneis.
3. Tem um fio partido perto de casa que solta faíscas. O que devo fazer?
Por tratar-se de uma situação de urgência, entre em contato imediatamente com a Eletropaulo (0800 72 72 196) ou com o Ligue Ilume através do 0800 779 0156.
4.Estão roubando os fios; destruindo o poste, o braço ou a luminária ou outros atos de vandalismo. Como devo denunciar?
O munícipe deve acionar a Policia Militar através do telefone 190.
5.Qual o prazo para o religamento da luz quando há roubos de cabos e fios?
Quando o furto ocorreu na rede de iluminação das vias o processo de reposição de cabos envolve vários procedimentos: registro de boletim de ocorrência, liberação policial para a execução da manutenção, disponibilidade de materiais e por fim sua substituição. O prazo estimado informado nestes casos é de até 15 dias para o restabelecimento das instalações.
Mas caso a residência também tenha ficado sem energia elétrica, a solicitação e o questionamento de prazos devem ser com a Eletropaulo (0800 72 72 196)
6.O transformador da rua esta fazendo barulho. Ele está com defeito?
Não. É normal que os transformadores ou chaves de iluminação pública, que pertencem à Prefeitura, façam barulho e portanto sem ação de manutenção nestes casos. No entanto a grande maioria dos transformadores instalados na cidade são da rede de distribuição e pertencem a Eletropaulo, logo o questionamento dever ser realizado ao seu serviço de atendimento através do telefone 0800 72 72 196.
7. Quem é responsável pela iluminação de praças, parques e monumentos municipais?
Se pertencerem a Administração Municipal, a manutenção da iluminação destes locais é de responsabilidade do ILUME. As solicitações de reparo devem ser encaminhadas ao Ligue Ilume através do 0800 779 0156.
8. Quem é o responsável pela iluminação de prédios públicos (escolas, hospitais, delegacias)?
São as próprias instituições que coordenam esses prédios. No caso de escolas, por exemplo, a responsabilidade é da Secretaria Municipal de Educação.
9. Como solicitar a um novo ponto de iluminação pública?
Os pedidos de ampliação da rede de iluminação pública devem ser realizados na Subprefeitura mais próxima do local onde o munícipe deseja a instalação. É recomendável que você leve o máximo de informações possíveis sobre o local. Na Subprefeitura será preenchido o formulário "SAIP - Solicitação de Ampliação da Iluminação Pública", com dados do solicitante e do local sem iluminação e após análise preliminar para validação da necessidade e se não ha nenhum impedimento legal ou ambiental, a Subprefeitura encaminhará seu pedido ao ILUME que verificará a viabilidade técnica da execução.
10. Tenho o direito de isenção do pagamento da taxa de luz COSIP (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública)?
Depende. Existem apenas dois casos de isenção. No primeiro caso são isentos os consumidores ja classificados como “tarifa de baixa renda” junto à Eletropaulo, ou seja, ter faixas de consumo mensal dentro dos limites de isenção e for cadastrado em programas sociais. No outro caso é passível de isenção o munícipe que residir em via sem iluminação pública.
11. Me encaixo em um dos perfis mencionados anteriormente. Como devo proceder?
Para os casos em que o imóvel está em logradouro sem iluminação pública o interessado deverá entregar na Subprefeitura, preferencialmente próxima ao endereço em questão, uma cópia da última conta de energia da Eletropaulo onde conste a cobrança do COSIP. O local será vistoriado e, caso a solicitação seja procedente, a isenção será concedida. As dúvidas quanto a classificação “baixa renda” devem ser esclarecidas junto à Eletropaulo.
12. Quando isento por falta de iluminação, o que ocorre quando for instalada a nova luminária no local?
Quando forem beneficiados através dos Programas de Ampliação do ILUME, o munícipe retornará a receber a cobrança da contribuição em sua fatura de energia elétrica.