Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

CadÚnico

O QUE É

O CadÚnico (Cadastro Único) é o cadastro que possibilita a participação em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, para famílias que atendam aos critérios de cada programa.

QUANDO SOLICITAR

Quando a família tiver interesse em realizar ou atualizar o cadastro para acessar programas sociais que exigem inscrição no CadÚnico.

PÚBLICO-ALVO

Famílias com:

- Renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa; ou
- Renda mensal total de até três salários-mínimos;
- Residentes da cidade de São Paulo.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

O cadastro é da família e a pessoa responsável por responder a entrevista (idade igual ou superior a 16 anos, preferencialmente mulher) deverá apresentar pelo menos um dos documentos a seguir, na versão original, para cada um dos membros:

- RG;
- CPF
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Além disso, a pessoa responsável por responder a entrevista deverá apresentar e/ou informar seu número de seu CPF e/ou título de eleitor.

Caso seja possível, as famílias podem apresentar:

- Comprovante de residência com CEP no município de São Paulo (o mais recente possível);
- Declaração de matrícula de todas as crianças ou adolescentes que estudam (caso tenha criança na família).

Atenção: A apresentação da declaração e do comprovante de residência não são obrigatórias, mas ajudam no momento do atendimento.

PRAZO MÁXIMO

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Presencial:

- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo);

- É necessário fazer agendamento no Portal do CRAS (clique aqui para agendar - link direciona para portal externo);

- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo);

- Unidades do Descomplica SP (consulte endereços e faça o agendamento aqui - link direciona para portal externo).

Para saber o local mais próximo de sua residência, consulte os links acima ou ligue na Central SP156.

Telefônico:

- Central Telefônica SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Agendar atendimento por um dos canais indicados acima;
2) Comparecer ao local da entrevista no dia e horário agendados com os documentos em mãos;
3) Realizar a entrevista;
4) Aguardar a liberação do benefício pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.