Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Coordenação de Proteção Social Básica
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem a missão institucional de formular, implantar, regular, financiar, executar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social como parte integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Uma das principais bases para esse trabalho é a Proteção Social, organizada pela Política Nacional de Assistência Social, Resolução nº 145 de 15 de outubro de 2004, em Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, com vistas a garantir a oferta das seguranças sociais e assegurar a responsabilidade do Estado na proteção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.
A Proteção Social Básica tem por finalidade estabelecer os padrões técnicos para a execução dos serviços socioassistenciais, elaborando um conjunto de normatizações em consonância ao que preceitua a Política Nacional de Assistência Social – PNAS e a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS.
Tem como objetivo prevenir situações de risco, para tanto deve diagnosticar as situações de vulnerabilidade social, ampliar a capacidade e os meios para que as famílias possam reverter essa situação, bem como, prevenir a presença e o agravo das vulnerabilidades e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e sociais e comunitários. Seu público-alvo são as famílias em situação de vulnerabilidade material e relacional.
Estabelece os padrões técnicos para a execução dos serviços socioassistenciais, elaborando um conjunto de normatizações em consonância ao que preceitua.
A Coordenação de Proteção Social Básica estabelece os padrões técnicos para a execução dos serviços socioassistenciais, atua na prevenção de situações de vulnerabilidade e risco e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos diversos ciclos de vida, por meio da realização de atividades que desenvolvam potencialidades e aquisições. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, bem como fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). A porta de entrada os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica são os 54 Centros de Referência de Assistência Social, unidades estatais que ofertam o acesso aos benefícios, serviços, programas e projetos e onde as famílias são acompanhadas pelo PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, de forma particularizada ou coletiva.
No CRAS as famílias podem ser encaminhadas para os 762 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rede Socioassistencial, que buscam garantir a oferta de espaços de convivência e socialização para famílias e indivíduos. Para encontrar o CRAS mais próximo da sua residência, ligue para o 156 ou acesse a aba exclusiva do lado esquerdo do nosso site para localizar os endereços e telefones das unidades. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Coordenação de Proteção Social Básica são realizados em grupos e organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, nas seguintes modalidades:
Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP: Atendimento a jovens a partir dos 15 anos e adultos;
Centro para Crianças e Adolescentes (CCA): Atendimento a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses
Centro para Juventude (CJ): Atendimento a adolescentes de 15 a 17 anos e onze meses;
Clube da Turma: Atendimento a crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos e 11 meses;
Circo Social: Atendimento a crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos e 11 meses;
CCInter: Atendimento a crianças, jovens, adultos, idosos e famílias;
- Portaria 41/SMADS/2015
- Resolução 1056/2015: Acesse aqui para download do arquivo que dispõe sobre aprovação de alteração das Portarias 46 e 47/SMADS/2010, para integrar o CENTRO DE CONVIVÊNCIA INTERGERACIONAL (CCInter) ao âmbito da Proteção Social Básica como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
- Resolução 1072/2016: Clique aqui para acessar o documento que dispõe sobre a aprovação da Norma Técnica Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Centro de Convivência Intergeracional (CCInter). Foi publicado em Diário Oficial e está dividido em três partes.
Núcleo de Convivência de Idosos: Atendimento de Idosos com idade igual ou superior a 60 anos com atividades presenciais e à domicílio.
CRECI: Centro de Referência do Idoso - Serviço de referência, proteção e defesa de direitos da pessoa idosa;
Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio –SASF: O serviço atua com famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Restaurante Escola: Atendimento de Jovens de 17 a 21 anos.
Serviço de Alimentação à Domicílio: Visitas domiciliares e entrega de refeições prontas e aquecidas para idosos em situação de risco pessoal e social.
Concepção de Convivência - Clique aqui para download do material em PDF que aborda a Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Traçado Metodológico PROJOVEM - Clique aqui para download do material em PDF que explica o traçado metodológico do programa Projovem
Planilhas de Custos dos Serviços CCA - Clique aqui para download da planilha padrão para cálculo de custo dos serviços Centro para Crianças e Adolescentes (CCA)
Planilhas de Custos dos Serviços SASF - Clique aqui para download da planilha demonstrativa de custeio dos serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica do Domicílio (SASF)
Planilhas de Custos dos Serviços NCI - Clique aqui para download da planilha padrão para cálculo de custo dos serviços Núcleos de Convivência do Idoso (NCI)
Avanços do Programa BPC na Escola em 2014/2015 - Clique aqui e assista ao vídeo que relata os principais avanços do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) na Escola no município de São Paulo
Avanços do Programa BPC na Escola em 2014/2015 (versão em libras) - Clique aqui e assista ao vídeo, na versão em Libras, que relata os principais avanços do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) na Escola no município de São Paulo
Avanços do Programa BPC na Escola em 2014/2015 - Clique aqui para download do livro que aborda os Avanços do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas Escolas em 2014 - 2015.
Norma Técnica CCInter - Abaixo há duas observações.
- Acesse aqui para download do arquivo em PDF que descreve a tipificação e normas técnicas do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter).
- Clique aqui para acessar a Resolução 1072/2016 que dispõe sobre a aprovação da Norma Técnica Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Centro de Convivência Intergeracional (CCInter). Foi publicado em Diário Oficial e está dividido em três partes.
Norma Técnica do CEDESP - Clique aqui para download do arquivo em PDF que descreve a tipificação e normas técnicas do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP)
CONVÍVIO
Abaixo estão os materiais de Capacitação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na temática Segurança de Convívio