Secretaria Municipal de Cultura
Filmando São Paulo
A cidade de São Paulo abriga anualmente inúmeras produções audiovisuais, tanto nacionais como internacionais. Com paisagem diversificada, profissionais capacitados e um parque técnico único no país, a cidade é cenário de vários filmes, vídeos e comerciais televisivos. O Ecine, São Paulo City Film Commission, criado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, desde que requisitado, pode intermediar e facilitar as relações entre o poder público e os produtores. Para tal é necessário preencher o FORMULÁRIO ECINE e o REGISTRO DE SERVIÇOS À PRODUÇÃO e enviá-los, por e-mail, ao nosso escritório.
Visada como locação para filmagens diversas, nossa cidade dispõe de mecanismos que foram criados com o intuito de lidar mais facilmente com todo o processo audiovisual. As devidas autorizações para o registro das imagens devem ser requisitadas junto à subprefeitura a que pertencer o distrito filmado através do ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO. Há casos em que é necessário pagar-se uma taxa para uso dos equipamentos municipais, os PREÇOS PÚBLICOS, pré-fixados anualmente e que dão conta de um grande número de imóveis públicos espalhados pela cidade. Filmagens externas, normalmente, usam vias públicas (por definição legal, também as calçadas conexas) e a produção deve buscar autorização da CET, que dará também apoio logístico quando julgar necessário. Para tal, exige ressarcimento, cujo valor é fixado por lei.
Abaixo alguns links com algumas dessas informações mais pormenorizadas, incluindo também as normas a serem observadas pelas PRODUÇÕES INTERNACIONAIS ao filmarem a cidade, bem como uma compilação da LEGISLAÇÃO relacionada à atividade audiovisual no país.
Links
Alvará de autorização / CET / Preços Públicos
Produções Internacionais / Legislação Audiovisual
Arquivos para download
Formulário São Paulo Film Comission