Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Destaques da Semana - de 17 a 24 de abril
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Histórias de um Cavaquinho
Rafael de Barros
A livre adaptação da história inusitada sobre o choro “Brasileirinho”.
Vamos descobrir como o seu sobrinho e um Cavaquinho quebrado, ajudaram Waldir Azevedo a compor essa música tão importante para a cultura brasileira. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de abril às 14h - Ponto de Leitura Olido
Dia 24 de abril às 14h - Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek (Data Alterada)
SARAU
SARAUZIM
CASA POÉTICA
SARAUZIM (Sarau Infantil): é a festa da poesia para a molecada. Palco aberto, microfone nas mãos, crianças no centro como protagonistas da intervenção. Pode cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar, de maneira espontânea, inclusiva e interativa. Com lirismo e alegria e muita poesia. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de abril às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de abril às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
MÚSICA
Viveiro de Cantigas
O grupo musical “Viveiro de Cantigas” nasceu em 2024 e surge com o objetivo de potencializar, estimular e exaltar a música brasileira. Fazendo isso, seus integrantes se colocam como guardiões que agem para difusão da riqueza sonora do nosso país atrelada à performances poéticas que fazem referência e se inspiram na tradição das cantigas populares brasileiras, possibilitando espaços onde manifestações da identidade cultural floresçam e abracem novas gerações.
Unindo músicos, cantores, atores e atrizes, o grupo se apresenta no formato cortejo e valoriza a música e a poesia como ferramentas de transformação social, destacando a importância das artes na promoção da saúde e do bem-estar. Ao proporcionar um viveiro onde cantigas possam crescer, multiplicar e nutrir-se não apenas de música, mas também de memória ancestral. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de abril às 14h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril, em homenagem a Hans Christian Andersen, que nasceu nesse dia em 1805. E o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia em 1882.
BATE-PAPO
A Biblioteca da minha infância
Mediador: Giba Pedrosa
O projeto "Biblioteca da Minha Infância" traz uma conversa com autores e autoras da literatura infantil sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade. É um passeio sobre as infâncias e de como essas memórias afetivas permeiam as suas obras. Os relatos são previamente contados para o mediador que os transforma em textos de prosa poética. A partir daí são contadas as histórias em tons de humor, poesia e invenção. Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Com Penélope Martins
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
POVOS ORIGINÁRIOS
O Projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.
PERFORMANCE
DANÇAS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO
Grupo de Artes Dyroá Bayá
Performance de danças indígenas do alto Rio Negro, é uma proposta pensada com intuito de oferecer aos participantes um momento de encontro com a sua ancestralidade através dos movimentos de danças. Esses passos que foram ensinados pelo próprio Yurupari, o Deus da música, onde ele nos ensina a levar o nosso corpo de volta no nosso lugar de origem para o encontro com o nosso ancestral.
Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de abril às 10h - Biblioteca Milton Santos
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS AUTORAIS
VOZES PERIFÉRICAS
Os encontros do projeto "Vozes Periféricas" têm como objetivo principal promover debates literários e culturais que amplifiquem as vozes de autores periféricos e de grupos marginalizados, criando um espaço de inclusão e troca de experiências e sarau de poesias.
SARAU
Vozes Periféricas: Sarau de Surdes
Slam de Surdes
O Slam de Surdes é um coletivo que utiliza a poesia como manifesto poético, dando visibilidade à arte surda e promovendo a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas.
A interpretação em Libras, no contexto deste sarau, vai além de uma simples tradução. As intérpretes de Libras não apenas traduzem as falas para a língua de sinais, mas também participam de forma cênica e artística, integrando a performance ao evento. Elas traduzem as poesias e falas dos participantes ouvintes para Libras, garantindo acessibilidade plena e promovendo uma troca inclusiva e enriquecedora entre o público surdo e ouvinte. A presença das intérpretes é fundamental para que o sarau seja uma experiência completa e acessível a todos. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos. Acessibilidade: Libras.
Dia 17 de abril às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Anne Frank
CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.
ABRIL PRA DANÇA
2.0 REQUEBRAR
Diladim
Na intervenção “2.0 Requebrar”, o espaço cênico se converte em um vibrante cenário de celebração, onde a diversidade dos movimentos se entrelaça com as ricas sonoridades do funk. A performance exalta uma corporeidade vibrante, com movimentos cativantes que convidam o público a se perder e se redescobrir nesta experiência. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de abril às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
TEATRO
Somos todos Chico Rei
Núcleo Preto de Artes Afro-diaspóricas
Embarque conosco nesta jornada emocionante pela vida de Chico Rei, o monarca africano cujo legado ecoa nas montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais. “Somos Todos Chico Rei” revela a história de Chico Rei tal como é transmitida nos dias de hoje: a saga deste homem-rei que emergiu da África e conquistou a sua liberdade, bem como a de seus companheiros, através da aquisição de sua alforria com o ouro extraído das minas. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 23 de abril às 16h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de abril às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é celebrado em 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Um amiguinho diferente!
Trupe Imagina como é
A história intitulada "O Amiguinho Diferente" narra a jornada de um menino que, ao descobrir que é autista, recebe de sua mãe um livro especial. Através dessa leitura, ele começa a compreender melhor o universo da neurodiversidade, aprendendo a valorizar as diferenças e a construir novas amizades baseadas no respeito, na empatia e na aceitação. Este conto foi criado para sensibilizar o público infantil sobre a importância da inclusão de pessoas neurodivergentes. De forma leve e divertida, promove um aprendizado significativo, permitindo que tanto crianças quanto adultos compreendam e interajam com naturalidade e afeto no mundo da neurodiversidade. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 24 de abril às 14h - Biblioteca Pedro Nava
IMIGRANTES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Território Artístico Imigrante: Contando América Latina
VISTO PERMANENTE
Visto Permanente - coletivo audiovisual e de confluência artística migrante apresenta mais um Território Artístico Do Migrante Itinerante pelas bibliotecas municipais da cidade de São Paulo, desta vez CONTANDO AMÉRICA LATINA! Narramos a América Latina pelas vozes de mulheres migrantes em São Paulo, vindas do Chile, Bolívia e Venezuela. Com contos e cantos sobre mar, trabalho e vida, elas resgatam tradições indígenas e femininas latino-americanas. Convidamos Beatriz Morales, Fran Castellar, Macarena Rozic e Renata Espoz para compartilhar histórias e músicas autorais e tradicionais, viajando por cantos de trabalho venezuelanos, resistência andina e contos musicados em espanhol e quéchua. O Território Artístico Imigrante convida à escuta dessas vozes que ecoam a diversidade cultural latino-americana na cidade.
Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 23 de abril às 10h - Biblioteca Helena Silveira
LITERATURA VIVA
O Projeto Literatura Viva tem por objetivo colocar escritores e escritoras diante de seu público nas Bibliotecas Municipais para um bate papo, visando a aproximação do público à produção literária, incentivando a leitura, o público a frequentar bibliotecas e também o ato de escrever. A médio e longo, o projeto contribui para a formação de público frequentador de bibliotecas e amplia o público leitor, democratizando a literatura e o acesso aos livros.
PALESTRA
Conversa com Jussara Miller
"A Escuta do Corpo" é uma palestra com a autora de livros de dança, a bailarina e coreógrafa Jussara Miller, que compartilhará com o público a sua ampla experiência na Dança em celebração ao Dia Internacional da Dança.
Sobre a Artista: Jussara Miller é bailarina, coreógrafa, diretora, preparadora corporal e professora de dança e educação somática, com atuação artística em processos colaborativos de criação entre linguagens: dança, teatro, literatura, fotografia e vídeo. É Doutora e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e graduada em Dança pela mesma instituição. É docente do Curso de Pós-Graduação lato-sensu em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP, em São Paulo. Classificação indicativa: 14 anos - Adultos. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de abril às 14h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 23 de abril às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 24 de abril às 10h - Biblioteca Cora Coralina
CONFIRAM TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE MARÇO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE DE SMB.
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk