Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

ACONTECEU EM 2008 NA BIBLIOTECA BELMONTE

Atividades de cultura popular e literatura da programação cultural de 2008
Cursos, palestras, exposições e oficinas – relacionados à cultura popular em geral


Curso de xilogravura

curso de xilogravura

 
Criação de imagem e madeira e aplicação para o papel.  Quartas-feiras, das 14h às 16h30, com o Prof. Valter Eduardo.


Palestra: Cultura popular e educação: Espaços de Construção do conhecimento
Encontros direcionados para professores, arte-educadores, e interessados em refletir sobre a cultura popular e suas interfaces com a educação.  Coordenação: Prof. Luciana Coin, arte-educadora, atriz e dançarina, Formada pela ECA/USP. 15 de março, às 9h30.

Pedagogia inclusiva

Tião Rocha e crianças

Tião Rocha, premiado pedagogo do Vale do Jequitinhonha, apresenta  sua experiência de educação popular, que inclui brincadeiras, bibliotecas ambulantes participação comunitária, teatro, música, e criação de produtos e cursos na Cidade de Araçuaí. Dia 23 de outubro.

Cultura Popular e Literatura Infantil

José Nicolau

Palestra de José Nicolau Gregorin Filho, professor da USP, e doutor em lingüística pela UNESP. Ele versará sobre as conhecidas narrativas infantis de nossa cultura popular, seus mitos e personagens marcantes. Dia 18 de outubro.

 Visagens, Visões comuns, visões sublimes

painel de Ernesto Bonato

Inauguração da Exposição permanente em Xilogravura do artista Ernesto Bonato, que homenageia a are popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira.  Abertura dia 8 de novembro.


Encontros gravados: o processo de criação do Painel "Visagens" e "A linguagem da xilogravura"

Bonato - encontros gravados

Com Ernesto Bonato, dia 11 de novembro.
 

Cultura Nordestina




Sarau sertanejo

sarau sertanejo

Apresentação de duplas de viola caipira, na última sexta-feira de cada mês, no Auditório Kiyomi Oba, das 19h ás 22h, sobre a coordenação de Alcione Kosmo.

   
Teatro de Mamulengo

Representando o mamulengo, uma vertente bem específica de circo do Nordeste brasileiro, Mestre Tirida e Mestre Ginu apresentam o espetáculo infantil “A cobra gigante e os três vigias”. Dia 10 de outubro.

 
Os Nonatos

Os Nonatos

Apresentação da famosa dupla de repentistas paraibanos “Os Nonatos” . Dia 6 de novembro.


 
Cultura indígena

Artesanato indígena

artesanato indígena

Exposição de peças de artesanatos – utensílios e objetos ritualísticos – fabricados por indígenas. 5 a 26 de abril.


Fotos e desenhos indígenas

fotos e desenhos indígenas

Exposição de fotos da aldeia, seus membros e desenhos produzidos pelos índios durante projeto que deu origem ao livro Aldeias Guarani Mbya.  5 a 26 de abril.

 
Palestra: O índio na educação e a educação indígena: nova abordagem

Com Maria Cristina Troncarelli, especialista em educação indígena; Márcia Augusto Martim de Campos, professora da Escola Estadual Indígena Djakupé Amba e Pedro Luiz Macena, liderança e vice-presidente da Associação Amba Vera, comunidade Tekoa Pyau.  5 de abril ás 9h.


Debate: Índios Guarany Mbya: nossa vida tradicional e os dias de hoje

Com a Dra. Marília G. Ghizzi Godoy, antropóloga; Darci da Silva, professor indígena e Willian Macena, escritor e liderança indígena.


Coral Infantil Amba Vera

Coral Infantil Amba Vera

Crianças da aldeia apresentam cantos e danças que fazem parte dos costumes e da vida dos Guarani Mbya. 25 de abril.


Cultura Afro


Palestra: Festas de coroação de reis negros no Brasil escravista

Marina de Mello e Souza


A Historiadora e professora da USP, Marina de Mello e Souza, versa sobre as cerimônias dos reis negros escolhidos pelas irmandades religiosas de “homens pretos” durante o período de escravidão no Brasil.   Estas tradições estão nas bases das atuais congadas e moçambiques que já neste período eram realizadas em várias localidades do país, 10 de maio, das 9h às 17h.

   
Exposição Festa de Fé

Exposição Festa de Fé


de Regyna Santos.  Apresenta fotos que retratam manifestações como congadas, moçambiques, marujadas, catupés e irmandades de São Benedito e N. S. Rosário.  10 a 31 de maio. 


Tambores do Congado Mineiro

Tambores do Congado Mineiro


Curso ministrado pelo Músico e pesquisador Paulo Dias e integrantes do Grupo Cachuera! . Busca Familiarização com a execução de instrumentos de percussão, cantos e danças tradicionais em 3 modalidades: congo, Moçambique e catupé. 19 a 22 de maio.


Oficina sobre o Congado Mineiro

Oficina sobre o Congado Mineiro


Ministrada pela professora Mariana Galvão, apresenta às crianças o universo afro-brasileiro das congadas Paulistas e mineiras por meio de visitação á exposição fotográfica de Regyna Santos e a vivência de alguns cantos e danças. 13 a 27 de maio.

 
Congada: Batalhão N. S. Aparecida

Batalhão N. S. Aparecida


Grupo de dança formado em 2003 por Mestre Nego Otaviano, descendente de família ligada à tradição das congadas. Grupo realizou cortejo que saiu da Belmonte e passou por ruas e praças de Santo Amaro. 17 de maio


Moçambique (dança-de-cortejo)

grupo Cambaiá


O grupo Cambaiá, formado em 1988, liderado por Sílvio Antônio de Oliveira, traz o conhecimentos dos Moçambiques e congadas e vivências pessoais no Vale do Paraíba. 31 de maio.

 
Cultura Caipira

Palestra: Rituais juninos na cultura caipira: um olhar compreensivo

Alberto Ikeda


Com Alberto Ikeda, professor de etnomusicologia e cultura popular.  Enfoque: temas relacionados às origens das festas juninas e as práticas tradicionais vinculadas: fogueiras, fogos, comidas, danças, pau-de-sebo, casamento caipira, a figura do caipira etc.


Vivência e apresentação: Ser caipira

Cantorias, contação de histórias e lentas brasileiras e apresentação de dança da catira pela pesquisadora e professora Neide Rodrigues Gomes e o Grupo de catira e Violeiros de Joanópolis.  10 de junho.


Arraial literário

Arraial literário


Encontro junino visando ambiência comunitária típica de festa junina (barracas, pipocas, pinhão, etc. ).  Danças, brincadeiras e jogos populares, incluindo quadrilha. Animação do Prof. Inimar dos Reis e do Sanfoneiro Escurinho do Acordeão com seu trio.  12 de junho.
   

Apresentação musical: orquestra de viola caipira de Osasco

Grupo dirigido por José Biane Neto faz apresentação para o público em geral.  21 de junho.
 
 
Mês do Folclore – Programação especial de Agosto


Apresentação de Bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi


O grupo Cupuaçu, liderado por Tião carvalho, dedicado à pesquisa, prática e ensino de danças populare brasileiras, apresenta o Bumba-meu-boi maranhense e outras danças do estado. Dia 27 de agosto.


Exposição Festa do boi

Fotos, figurinos e instrumentos da tradicional Festa do boi. De 18 a 30 de agosto.



Palestra: Afinal, folclore ou cultura popular? A invenção dos conceitos e outras questões teóricas

O Prof. Dr. Américo Pellegrini Filho, da USP, especialista em cultura popular e autor de vários livros, aborda distinções conceituais entre “cultura popular” e “folclore”.   23 de agosto.


Contos e cantos populares

João Acaíbe


O ator João Acaíbe, o “Tio barnabé”  do Sítio do Pica-pau amarelo , acompanhado do violonista Léo Doktorzyk apresenta contos populares às crianças.


Oficina: Arte do movimento na cultura: vivenciando coco de Alagoas, Cavalo Marinho e Frevo

A pedagoga e pesquisadora de manifestações populares brasileiras Silvia Lopes aborda origem das manifestações, além de transmitir os seus passos e promover a reflexão sobre formas de ensiná-las.  30 de agosto.

Cultura Popular Urbana


Cultura popular urbana: uma ampliação do conceito de cultura e a multiplicidade das práticas culturais

Palestrante: Maria Celeste Mira, professora do Departamento de Antropologia e do programa e estudos pós-graduados em ciências sociais da PUC/SP; Debatedores: King Nino Brown, membro e fundador da Casa do hip hop de Diadema e Fernando Botelho Borges, Diretor Cultural da Escola de Samba Vai Vai. 
Dia 6 de setembro.


Samba e Rap: parentes vizinhos ou ilustres desconhecidos

Walter Garcia, Thaíde e Chapinha


Palestrante: Walter Garcia, jornalista e professor da PUC/SP, doutor em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP e autor dos artigos “diários e um detento: uma interpretação” e “Ouvindo Racionais MC´s”;  Debatedores: Thaíde, um dos principais rapers do Brasil, produtor de vários discos, protagonista do Filme “Antonia” e parceiro de DJ Hum, e José Marilton, o Chapinha, integrante e um dos fundadores do Samba da Vela, roda de samba que ocorre todas as segundas-feiras em Santo Amaro e revela talentos do samba. Dia 13 de setembro.
   

Grupo de dança de rua Black White

Grupo de jovens, que reproduz os estilos de dança de rua: breaking, pupping e locking. Dia 20 de setembro.

 
Bateria Mirim da Vai Vai   

Bateria Mirim da Vai Vai


Composta por 20 crianças e jovens, com idade entre  10 e 18 anos, de baixa renda, que aprendem a executar os instrumentos, se integrando à comunidade da Escola. Dia 27 e setembro.

   
Vivenciando o Samba

Augusto Dario e Valquíria Ribeiro


Oficina ministrada por Augusto Dario “Bocão e Valquíria Ribeiro, da escola de samba Vai Vai.  Dia 23 de setembro.



Oficina de dança: Break

Oficina de dança Break


Uma das 4 vertentes do Hip hop, é um estilo que faz parte da dança de rua. Oficina Ministrada pelo dançarino Banks, integrante da equipe “Back spin Crew”.  Dia 18 de setembro.

 
Música Popular - gêneros tradicionais

   
Ponto Art.br
 

Ponto Art.br


Reunião de músicos envolvidos em pesquisa de gêneros tradicionais brasileiros.  Apresentam cantos tradicionais como cantos para os orixás, maracatu, carimbó, coco, entre outros. Com Eder Rocha, Renato Amaral, Thomas Rohrer e Henrique Menezes. 16 de julho e 2 de agosto.