Secretaria Municipal de Cultura
BIOGRAFIA DO PATRONO RICARDO RAMOS
Autor alagoano, nascido em Palmeira dos Índios a 4 de janeiro de 1929, Ricardo de Medeiros Ramos era filho do escritor Graciliano Ramos. Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde cursou Direito, porém nunca exerceu, dedicando-se à publicidade.
Transferiu-se para São Paulo em 1956, onde viveu até sua morte. Participou ativamente da vida cultural da cidade; trabalhou como cronista e jornalista, foi professor de Comunicação e diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Organizou e foi o primeiro diretor do Museu de Literatura Paulista e presidiu a União Brasileira de Escritores.
Escreveu diversos contos e romances, sendo consagrado com os mais significativos prêmios literários do país. Participou de várias antologias do conto brasileiro contemporâneo. Muitas de suas obras foram traduzidas para o inglês, espanhol, alemão, russo e japonês.
Faleceu em 20 de março de 1992, em São Paulo.
Algumas Obras de Ricardo Ramos: Irmão mais velho, irmão mais novo,Mulher, Estação primeira, Entre a seca e a garoa : contos, Contos moçambicanos, Mistério, Circuito fechado, Bicho, Os caminhantes de Santa Luzia, Desculpe a nossa falha, Pelo amor de Adriana, O rapto de Sabino, Graciliano : retrato fragmentado.
Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.