Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Parcerias: a Voz da Poesia
Na 2ª edição do projeto, poetas e compositores parceiros se encontram para um bate-papo de meia hora sobre poesia e música.
Em maio tem início o projeto Parcerias: a Voz da Poesia na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Temática em Poesia. Na 2ª edição do projeto, poetas e compositores parceiros se encontram para um bate-papo de meia hora sobre poesia e música. Em seguida, o compositor ou compositora apresenta seu show dando ênfase em poemas musicados.
Serão sete encontros quinzenais, de maio a julho, sempre aos sábados, às 18h30.
Idealização e curadoria: Ademir Assunção
- 8 de maio - Geraldo Carneiro e Francis Hime
- 22 de maio – Bráulio Tavares e Antonio Nóbrega
- 5 de junho – Maurício Arruda Mendonça e Bernardo Pellegrini
- 19 de junho – Marcelino Freire e José Paes de Lira (Lirinha)
- 3 de julho – arrudA e Alzira Espíndola
- 17 de julho – Celso de Alencar e Tom Canhoto
- 31 de julho – Edson Cruz e Reynaldo Bessa
Geraldo Carneiro, poeta, dramaturgo, tradutor e letrista de música é parceiro de Egberto Gismonti, Francis Hime, Astor Piazzolla e Wagner Tiso, entre outros. Publicou treze livros de poesia e prosa. Traduziu poemas e peças de Shakespeare e Goethe.
Francis Hime, um dos grandes nomes da música brasileira, é compositor, cantor, pianista, arranjador e maestro. Seus muitos parceiros artísticos incluem Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Geraldo Carneiro. Gravou dezenove discos.
Antônio Nóbrega, cantor e compositor, lançou os cds Na Pancada do Ganzá (1996), Madeira que cupim não rói (1997), Pernambuco falando para o mundo (1998), O marco do meio-dia (2001), Lunário Perpétuo (2002), Nove de fevereiro – vol. 1 (2005) e Nove de fevereiro – vol. 2 (2006).
Mauricio Arruda Mendonça é dramaturgo e poeta. Publicou Eu Caminhava Assim Tão Distraído (1997), A Sombra de um Sorriso (2002) e Epigrafias (2002). Traduziu poemas de Nenpuku Sato, Arthur Rimbaud e Sylvia Plath. Recebeu o prêmio Shell-RJ de Autor junto com Paulo de Moraes pela peça Inveja dos Anjos.
Bernardo Pellegrini é compositor, poeta, jornalista. Neste ano está lançando É Isso Que Vai Acontecer, seu quarto cd com O Bando do Cão Sem Dono, coletivo de músicos e poetas que trabalham juntos desde os anos 90. Lançou também Dinamite Pura e Quero seu endereço.
Marcelino Freire, escritor, é autor de Angu de Sangue e Contos Negreiros, vencedor do Prêmio Jabuti 2006, entre outros livros. Vários de seus contos foram adaptados para teatro. É criador e curador da Balada Literária, evento que reúne anualmente uma centena de escritores pelo bairro da Vila Madalena, São Paulo.
José Paes de Lira (Lirinha) é poeta, compositor e ator. Com o grupo Cordel do Fogo Encantado lançou os cds Cordel do Fogo Encantado (2000), O Palhaço do Circo sem Futuro (2002) e Transfiguração (2006). Concebeu o espetáculo solo Mercadorias e Futuro (2008). Escreve canções para cinema e teatro.
arrudA é poeta e compositor. Estreou como compositor ao lado de Alzira Espíndola, assinando as 13 letras do Cd Alzira E (2007). Parcerias da dupla foram gravadas por artistas como Zélia Duncan, Maria Alcina e Carlos Navas. O poeta também assina parcerias com Peri Pane, Vange Milliet e Jerry Espíndola.
Alzira E é cantora e compositora. Lançou os discos Amme (1990), Peçamme (1996), Ninguém pode calar (2000), Paralelas (2005), em parceria com Alice Ruiz, e Alzira E, em parceria com o poeta arrudA (2007). Tem músicas e parcerias gravadas por Itamar Assumpção, Ney Matogrosso e Zelia Duncan, entre outros.
Celso de Alencar, poeta e declamador, publicou os livros Tentação (1979), Arco Vermelho (1983), Os reis de Abaeté (1991), O primeiro inferno e outros poemas (1994) e A outra metade do coração (2003), entre outros. Tem poemas musicados por Walter Franco e Tom Canhoto.
Tom Canhoto é cantor e compositor, mergulhado no universo musical nordestino. Residiu em São Paulo, onde fez shows no Blem Blem Brasil, SESC Pompéia, Casa das Rosas e Centro Cultural São Paulo, entre outros.
Edson Cruz (Ilhéus, BA), é escritor, editor e revisor. Estudou Psicologia, Música, Composição e Letras. Fundador e editor do portal Cronópios (até maio de 2009) e da revista literária Mnemozine. Publicou Sortilégio (2007) e organizou O que é poesia? (2009).
Reynado Bessa é cantor, compositor, e poeta potiguar. Tem cinco cds lançados, entre eles Com os Dentes, Angico e O Som da Cabeça do Elefante. Tem músicas gravadas pela banda Ira e Rita Ribeiro. Publicou o livro de poemas Outros Barulhos, terceiro lugar no 51º Prêmio Jabuti – Poesia.
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros - 05413-021
Telefone: 11 3082-5023
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; sábado, 9h às 16h O Núcleo Temático de Poesia atende de 2ª a 6ª feira das 8h às 19h e sábado das 9h às 16h bmalceualima@yahoo.com.br
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk