Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Agosto Caipira
Compartilhe
Para festejar o dia do folclore, 22 de agosto,
uma programação especial enfoca a cultura caipira que contempla diversas linguagens, configurando-se num tesouro linguístico e folclórico celebrado através de encontros, dança, shows, oficinas e muita contação de "causos" durante todo o mês.
OFICINAS
Oficina de Brincadeiras e Danças da Tradição Popular Brasileira
Com Elizabeth Menezes, intérprete, criadora e educadora especializada na Arte do Movimento. A oficina vai explorar temas relacionados ao contexto da congada e aos espaços da dança com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento do corpo será realizado com foco nas articulações, brincadeiras de mão, traçar e pular amarelinhas no chão e dançar congada com improvisação de bastões.
Workshop de viola caipira com Jackson Ricarte
Esse workshop tem a finalidade de ajudar quem quer se lançar na empreitada da viola caipira e esclarecer as principais dúvidas quanto ao estudo e à utilização do instrumento em música popular, abordando diferentes afinações e noções técnicas.
Publico: Interessados no instrumento, músicos iniciantes e estudantes, preferencialmente com noções básicas de violão ou guitarra.
Inscrições pelo telefone 5687-0408 de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
AULA-SHOW DA DANÇA DO CATIRA
Grupo Os Favoritos da Catira
No começo da década de 80, surge Os Favoritos da Catira para preservar e difundir nuances e um pouco do singelo modo e expressões culturais do caipira, ainda presentes de maneira autêntica nas regiões brasileiras. Em Guarulhos, formado por homens e mulheres, o grupo consolidou-se, e hoje transpassa a sabedoria do mundo caboclo para a terceira geração de integrantes.
Catira, antigamente chamado de cateretê, é uma dança de raízes híbridas das culturas indígenas, africanas, portuguesas e espanholas, introduzidas pelos jesuítas e bastante difundidas nos séculos XVII e XVIII, no ciclo do tropeirismo. O estilo é preservado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.
A persistência em manter na grande metrópole a música raiz, o folclore e o modo de vida paulista é a base da existência do grupo Os Favoritos da Catira.
- Dia 8 às 11h
Biblioteca Paulo Setúbal
- Dia 10 às 14h30
Biblioteca Mário Schenberg
- Dia 13 às 14h30
Biblioteca Álvares de Azevedo
- Dia 15 às 11h
Biblioteca Adelpha Figueiredo
- Dia 27 às 14h30
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Rastro de Assombração
Com Cia Farnel de Artes
A história abordará o tema meio ambiente, abrangendo cuidados e preservação por meio das ações dos seres do folclore brasileiro encarregados de proteger a natureza.
Causos e Historietas
Com Lídia Engeberg
Histórias retiradas da malícia e da mansa sabedoria do nosso caipira, carregadas de sotaque, com cheiro de terra batida, ficando pronto no fogo.
Para jovens e adultos
- Dia 8 de agosto às 11h
Biblioteca Narbal Fontes
- Dia 16 às 14h
Biblioteca Milton Santos
- Dia 19 às 14h
Contos de Enganar a Dita Cuja
Com Lilian Marchetti
Foca o tema da morte de maneira divertida e inteligente e é destinado a todos os públicos.
Meninas do Conto
Essa narração é composta de histórias de vários "cantos" do mundo, incluindo contos tradicionais brasileiros.
Contação de História
Com Simone Nasar
De 4 a 10 anos.
A atriz Simone Nasar dá vida a personagem Serafina Fulô, uma divertida repentista que viaja pelo Brasil atrás de um galo perdido. Misturando repente, canções, cordel, muita alegria e imaginação, o espetáculo mostra a importância do amor ao próximo, do respeito e da solidariedade, além de divertir e educar para cidadania.
Contos Caipiras
Cia Dedo de Prosa
A partir de 2 anos
O nosso caipira é um homem misturado de tudo que é ancestral que já passou por aqui, de português, de índio... E de cada um herdou uma coisa: a língua, a religião, costumes, crenças, a familiaridade com o mato, o faro na caça, a arte das ervas, o ritmo do bate-pé. Cheia de poesia e música, a cultura caipira é uma fonte de inspiração, com sabor de bolo feito na hora! E é esse lugar aconchegante da casa de roça e da boa prosa que a Cia Dedo de Prosa traz com os contos caipiras.
Causos de Riso e Assombro - Da Zona da Mata ao Vale do Paraíba
Com Kelly Orasi. A partir de 14 anos - Público adulto
Neste repertório de “causos”, Kelly Orasi selecionou histórias que compõem duas fases de sua vida. Na primeira, a filha de mineiros conta os causos que ouve desde menina na Zona da Mata de Minas Gerais, fazendo uma homenagem à peculiaridade humorística dessa região e aos contadores de histórias que amamentaram seu imaginário. A segunda fase traz a influência do Vale do Paraíba, na história de Cesário, o rei da mentira.
Contos de um Caipira
Com Vitor Batista
Contação de história composta pelas estórias Presente pro Seu Juiz e O Velho, O Menino e O Burro, ambas promovendo a cultura popular brasileira.
Histórias para Ouvidos Pequenos
Zé Bocca
Contação de histórias do universo brasileiro onde o público interage com as histórias narradas, muitas vezes participando até no palco.
ENCONTROS E SHOWS
Noite do Pijama Assombrado
Inspirando-se no fértil e fascinante universo da cultura popular, a Belmonte realiza uma série de ações valendo-se do mito da 6ª feira 13. No estacionamento iluminado por tochas medievais, o público é acolhido por brinquedistas e trovadores que anunciam lamentos em facécias e brincadeiras de assustar. As 12 badaladas executadas com chocalhos de boi anunciam a meia noite. Carpideiras desfiam ladainhas enquanto distribuem velas ao público que segue em procissão para o auditório, onde, totalmente no escuro, ouvem contos de assombração.
Para público adulto. Necessária prévia inscrição no telefone 5687-0408. Vagas limitadas. Traje: pijama estilizado. Participação dos grupos de Teatro e Música Vocacional da biblioteca, Ivani Magalhães, Grupo Pássaros Novos, Grupo Girasonhos, Eufra Modesto, Moreira de Acopiara, Robson Soares, Iraci Cardoso, Andréa de Sousa e João Luis do Couto.
Emboladores - Peneira e Sonhador
Peneira e Sonhador são referências de repentistas no país. A base do repertório é o improviso e, com muito humor, trazem a mais genuína modalidade da embolada, que consiste na arte de duplas de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados.
- Dia 14 às 14h
Biblioteca Padre José de Anchieta
- Dia 15 às 14h
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
- Dia 21 às 14h
Biblioteca Marcos Rey
- Dia 28 às 14h
Caravana do Cordel faz parada na Belmonte
A Caravana do Cordel é formada por mestres da Cultura Popular. A Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia popular em suas múltiplas manifestações. Viajam na caravana cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.
Folias e Folguedos do Brasil - Ciclo Junino
Lançamento do livro de Inimar dos Reis. A obra apresenta informações sobre danças das festividades juninas de vários estados brasileiros, partituras e sugestões para trabalhos em sala de aula. As ilustrações em xilogravuras foram criadas e executadas pelos artistas Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina. O CD que acompanha o livro apresenta 16 faixas, dentre elas: Bendito de São João, Folia de São João, catira, fandango, coco, bumba-meu-boi, quadrilha e muito mais. O autor fará também apresentação musical.
Biblioteca Belmonte
- Dia 19 às 19h
O Causo é o Seguinte
Zé Bocca e Marcos Boi
Espetáculo de narração oral e músicas. O ator e contador de histórias, Zé Bocca, acompanhado do músico Marcos Boi e de um violeiro convidado, apresentam no repertório tradições do interior paulista. Apresentando causos, contos e poemas, o narrador conduz o público a uma viagem pela tradição oral do Estado de São Paulo e do Brasil. Personagens recorrentes desse universo, como o matuto, o tropeiro e o Diabo, habitam as histórias contadas e cantadas.
No repertório também encontram-se referências a grandes pesquisadores de cultura caipira, dentre eles Cornélio Pires, Tonico e Tinoco e Raul Torres. A parte musical fica a cargo de Marcos Boi que também lança mão de sua rabeca, violino e violão com um violeiro convidado, acompanhando as histórias narradas e interpretando páginas do cancioneiro “caipira”.
- Dia 21 às 16h
Biblioteca Padre José de Anchieta
- Dia 22 às 11h
Biblioteca Anne Frank
- Dia 23 às 12h
III Encontro de Escritores Cordelistas
Encontro do público com os poetas cordelistas Nando Poeta e Cacá Lopes e suas construções literárias, que tem como pano de fundo o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina.
- Dia 26 às 19h
Show - Jorge Mello
Da mesma leva de artistas nordestinos como Belchior e Alceu Valença, o cantor e compositor piauiense - que fez parte do filme A Noite do Espantalho, de Sérgio Ricardo - interpreta ao violão canções suas em parceria com Tom Zé, Evaldo Gouveia e Paulo Soledade, entre outros.
JORNADA LOBSOMEM
Sangue de Boi
Com Rosana Rios e Helena Gomes
Jogo de RPG, palestra Lobisomem: as origens do mito. Folclore ou ciência?, lançamento do livro Sangue de Lobo.
Exposição dos trabalhos de Xilogravura
Produção dos alunos do Prof. Eduardo Ver, feitos durante o ano de 2009.
No saguão da Biblioteca, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h, sábados, das 9 à 15h
Mostra da Oficina de Temática Popular Juca Pirama
Resgata e valoriza a identidade cultural utilizando elementos como o teatro, a música e o cordel. Baseada na obra de Gonçalves Dias. Participação do cordelista Moreira de Acopiara. Coordenação do diretor de teatro Eder Brito.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk