Secretaria Municipal de Cultura

Performance na Mário: Poesia, leituras e conversas

Encontro de agosto reúne Julián Fuks, Sara Síntique, Yasmin Nigri e Tarso de Melo.

Performance na Mário: Poesia, leituras e conversas

com Julián Fuks, Sara Síntique, Yasmin Nigri e Tarso de Melo
06 de agosto
sexta, 19h
 
Hoje, às 19h, vai ao ar a edição de agosto do “Poesia na Mário”, ciclo de eventos que reúne poetas escritores para falar sobre livros pelos quais são apaixonados e que gostariam de levar a outros leitores. O vídeo pode ser assistido em nosso canal do Youtube. Basta acessar o link correspondente na bio. 
 
Neste encontro, reúnem-se os escritores Julián Fuks, Sara Síntique e Yasmin Nigri, que conversam sob mediação de Tarso de Melo, idealizador e curador do projeto. 
 
Julián Fúks é autor de obras como  “A resistência” (2015) e “A ocupação” (2019), com as quais recebeu os prêmios Nascente, Jabuti, José Saramago (Portugal) e Anna Seghers (Alemanha). Além de escritor, é também crítico literário, com mestrado e doutorado em literatura pela Universidade de São Paulo (USP) 
 
Ao seu lado está Sara Síntique, escritora, revisora e atriz de Fortaleza (CE). Autora dos livros de poesia “ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos” (2019) e “Corpo Nulo” (2015), Sara teve seus textos publicados nas antologias “O olho de Lilith” (2019), “CULT Antologia Poética” n.2 (2019), “Fissura” (Editora Nadifúndio, 2020) e em diversas outras revistas. É mestra em literatura comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também se graduou em Letras Português – Francês
 
A terceira convidada é a poeta, crítica literária e professora Yasmin Nigri. Autora do livro de poemas “Bigornas”(2018), com o qual foi finalista do Prêmio Rio de Literatura, Yasmin é mestre em filosofia, na área de estética, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, cursa um doutorado na mesma área pela PUC-RJ. 
 
O bate-papo é conduzido pelo poeta e ensaísta Tarso de Melo, autor de “Íntimo desabrigo”, “Rastros”, entre outros. Organizador de diversas obras coletivas, como “Sobre poesia, ainda: cinco perguntas, cinquenta poetas” e “Antologia Poética CULT”, Tarso é também doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e advogado.